Telegram: guia para usar o app e entender o que o diferencia do WhatsApp

2015-04-10_190211
A privacidade das comunicações e a segurança são algumas de suas principais virtudes

Embora o WhatsApp continue sendo o aplicativo de mensagens mais popular do mundo, de uma maneira bem distinta, o app Telegram está conseguindo conquistar seu próprio espaço, à medida que se diferencia cada vez mais do seu principal concorrente. Em fevereiro, seus fundadores informaram que o aplicativo já tinha 100 milhões de usuários ativos.
Parte do sucesso tem a ver com o fato de que, além de conversar com nossos contatos, podemos participar de supergrupos de até 5.000 membros, que são bastante semelhantes aos fóruns. E já são tão numerosos que existem até mesmo sites especializados em localizá-los. Por esta e outras características, tais como suas amplas opções de privacidade ou a capacidade de enviar arquivos grandes, utilizar o Telegram pode ser tentador, mesmo para aqueles que já usam outros aplicativos de mensagens.

Para que serve o Telegram?
É usado, principalmente, para conversas entre duas pessoas ou em grupo.
Sua mais recente e principal atualização é que está preparado para suportar “bots”: um bot é um programa com o qual podemos interagir como se fosse uma pessoa. Embora não se deva esperar conversas muito inteligentes com eles. Existem bots de todos os tipos, desde aqueles que permitem jogar pôquer até os que nos informam a previsão do tempo. Às vezes, só transmitem informações, tais como as melhores ofertas da Amazon ou um resumo das notícias. O site do Telegram disponibiliza uma lista com alguns deles.
Outra característica do Telegram são os chamados supergrupos, salas de bate-papo especializadas com vários usuários. Além disso, existe a possibilidade de consultar canais: são semelhantes a alguns supergrupos, mas possuem a particularidade de que não estabelecem um limite de usuários inscritos.

Com quais aparelhos posso usar o Telegram?
O aplicativo pode ser usado em celulares, tablets e computadores. Mas é preciso ter um número de telefone para começar a usá-lo. Os celulares compatíveis com o aplicativo incluem o iPhone e os que utilizam os sistemas operacionais Android ou Windows. Há também aplicativos oficiais para iPad e computadores com Windows, Mac OS X e Linux. Além disso, é possível acessá-lo a partir de qualquer navegador em um computador no site web.telegram.org.

Quem está por trás do Telegram?
O site oficial explica que o “Telegram é apoiado por Pavel e Nikolai Durov. Pavel apoia o Telegram financeira e ideologicamente, enquanto que a contribuição de Nikolai é tecnológica (…). Embora os irmãos Durov tenham nascido na Rússia, bem como alguns dos principais desenvolvedores, o Telegram não tem vínculos com a Rússia legal ou fisicamente. A sede do Telegram está em Berlim”. Pavel Durov não mora na Rússia por divergências com o Governo.

É gratuito ou pago?
Por enquanto, o serviço é gratuito. Isso é dito literalmente no site em relação ao financiamento: “Acreditamos no serviço de mensagens rápido e seguro que, além disso, é 100% grátis. Pavel Durov, que compartilha nossa visão, fez uma generosa doação ao Telegram através de seu fundo Digital Fortress, por isso temos dinheiro suficiente no momento. Se o dinheiro do Telegram se esgotar, vamos convidar nossos usuários a fazer doações ou acrescentaremos opções não essenciais pagas. Mas gerar lucro nunca será o objetivo do Telegram”.

Qual a diferença entre o Telegram e o WhatsApp?
Antes de o WhatsApp criptografar as conversas, muita gente usava o Telegram precisamente pela possibilidade de enviar mensagens cifradas. De fato, a privacidade das comunicações e a segurança são algumas de suas principais virtudes. Estas são outras nove importantes características em que o Telegram se diferencia do WhatsApp:
1. Permite a verificação em dois passos para ter acesso ao aplicativo. Ou seja, pede duas vezes uma senha para acessar o aplicativo. Pode ser ativado em duas etapas: a partir de Ajustes-Privacidade e, depois, Segurança-Verificação. No entanto, nos iPhones com leitor de impressões digitais comprovamos que é possível acessar mediante esse sistema ao ativar a opção.
2. Dispõe de um modo no qual as mensagens são eliminadas após determinado tempo (mais abaixo mostramos como) e não deixam rastro no telefone porque são armazenadas na própria nuvem do Telegram.
3. Pode-se usar um nome de usuário para que alguém que não conheça nosso telefone possa nos adicionar. Também pode permanecer oculto, se quisermos.
4. É possível mandar e receber mensagens a partir de vários dispositivos de outros desenvolvedores. Por exemplo: podemos conversar em dois telefones, mesmo que apenas um deles possua cartão SIM com o número com o qual nos registramos.
5. É possível enviar arquivos de até 1,5 giga de capacidade, suficiente para mandar até um filme em alta definição.
6. Outra característica que o diferencia são os stickers (que vêm a ser algo como um emoticon de tamanho grande e muito mais elaborado), como o Line ou o Messenger do Facebook. Além dos gifs.
7. Permite ter acesso a grupos de até 5.000 pessoas enquanto o WhatsApp possibilita, no máximo 256.
8. Os grupos-padrão não contam com administradores, o que os torna mais democráticos. Os supergrupos, porém, podem contar com moderadores.
9. Existe a possibilidade de criar canais com um número ilimitado de membros.

Que opções de privacidade eu tenho?
Uma das mais importantes é a possibilidade de iniciar a qualquer momento um bate-papo secreto. Para isso devemos ir até nossa lista de contatos e a partir daí iniciar uma conversa com quem quisermos pressionando a opção “chat secreto”. As mensagens dos chats secretos se dão diretamente entre duas pessoas, sem que a informação seja armazenada nos servidores do Telegram. Quando se decide eliminar a cadeia de mensagens do chat secreto, elas desaparecem dos telefones dos dois interlocutores.