Eclipse anular deste sábado será visível em todo o Brasil

2015-04-10_190211

 Confira  os horários em qual parte do Brasil ele será mais visível durante o sábado, 14

 

Um dos principais eventos astronômicos de 2023, o eclipse anular do Sol que acontece no dia 14 de outubro será visível em todo o Brasil, de forma parcial ou total, dependendo da região. Será uma grande oportunidade de observá-lo, pois na última vez em que ele ocorreu, em 2021, foi registrado apenas na região do Ártico.

Também conhecido como “anel de fogo”, o fenômeno raro acontece quando a Terra, o Sol e a Lua se alinham, da mesma forma que no eclipse total. Mas em algumas ocasiões, o satélite natural pode estar mais distante para cobrir completamente o disco solar.

Neste caso, a borda do Sol fica parcialmente visível para qualquer pessoa na superfície terrestre dentro do caminho percorrido pelo astro, ganhando a aparência de um anel de luz no céu diurno. Vem daí o outro nome dado ao fenômeno, que não chega a transformar o dia em noite.

 

Confira abaixo as datas exatas dos eventos:

  • ☀️14 de outubro – Eclipse solar anular (que será visível em boa parte do país)
  • 🌗 28-29 de outubro – Eclipse lunar parcial (que será visível em uma pequena parte do país)

O próximo eclipse solar é chamado de anular. Isso porque, mesmo nas cidades que forem contempladas pela visão plena do evento, o Sol ainda permanecerá minimamente visível na forma de um anel ao redor da sombra da Lua

Cidades como Natal (RN), João Pessoa (PB), Juazeiro do Norte (CE) e São Félix do Xingu (PA) terão a sorte de observar o “anel de fogo” ao redor da Lua criado pelo nosso Sol.

Por outro lado, em boa parte do Centro-Oeste, Sudeste e Sul, quem olhar para o céu perto das 15h da tarde do dia 14 de outubro verá o nosso astro meio que “mordido” pela Lua.