Veja o que esperar da chuva prevista para este domingo no Sul do Brasil em mapas e a partir da análise da MetSul
A instabilidade deve ter início ainda na madrugada com chuva já no começo do dia em pontos de Santa Catarina, Paraná e talvez a Metade Norte do Rio Grande do Sul, na região do Médio e do Alto Uruguai.
À medida que avança a madrugada, as áreas de instabilidade devem crescer e atingir mais locais. No decorrer da manhã, as nuvens trazem chuva para diversas regiões do Paraná e do estado de Santa Catarina, alcançando ainda algumas localidades da Metade Norte gaúcha.
Vai aumentar o número de locais com precipitação na Metade Norte gaúcha. No Rio Grande do Sul, chance de chuva da tarde para a noite deste domingo em pontos mais do Noroeste, Missões, Alto Jacuí, Médio e Alto Uruguai, Planalto Médio, Serra e Campos de Cima da Serra.
Na Metade Sul do Rio Grande do Sul, o tempo firme deve predominar neste domingo, apesar do aumento de nuvens. Se ocorrer alguma precipitação, será muito localizada e com baixos ou ínfimos volumes
A chuva prevista para este domingo no Sul do Brasil será muito irregular e mal distribuída. É o que os agricultores denominam de “manchada”. Condição característica desta época do ano em que as precipitações associadas ao ar quente atingem parte de uma localidade e não outra.
A precipitação deve se concentrar principalmente entre a Metade Norte gaúcha e o Paraná e os maiores volumes de chuva devem se dar entre o Norte do Rio Grande do Sul, o Oeste de Santa Catarina e o Oeste do Paraná. O mapa a seguir mostra a projeção de chuva em 48 horas até 9h da segunda-feira do modelo alemão Icon e mostra chuva em pontos mais ao Leste gaúcho que somente devem registro de precipitação a partir da segunda-feira.