Infiéis nas finanças: 11% dos casais brasileiros fazem compras escondidas do parceiro

2015-04-10_190211

25% dos homens fazem compras escondidos da companheira ou do companheiro, contra 20% das mulheres

Pesquisa realizada pela Onze, fintech de saúde financeira e previdência privada, com 1.493 casais de todo o Brasil mostra que um em cada (25%) quatro homens faz compras escondido da companheira ou do companheiro, ao mesmo tempo que uma em cada (20%) cinco mulheres também o faz.

Em relação à frequência, 11% de todos os entrevistados afirmaram que têm essa conduta uma vez por mês. Já 5% disseram que compram escondidos uma vez a cada três meses.

Enquanto isso, 4% responderam que o fazem uma vez por semana e 3%, uma vez ao ano. Os 77% restantes alegaram que não compram escondidos dos parceiros e parceiras.

Quanto à transparência da conduta, 83% dos homens acreditam que sua companheira ou seu companheiro mantêm os ganhos e controle financeiro abertos; 77% das mulheres pensam da mesma forma. Sobre as próprias contas, somente 18% das entrevistadas e 11% dos homens escutados relataram que não são 100% sinceros com a outra pessoa da relação.

Dos que disseram esconder determinadas compras, 28% alegaram que mantêm controle financeiro em conjunto. Já 24% apontaram que não têm nenhum controle financeiro, nem mesmo de forma individual; 17% afirmaram que usufruem do próprio planejamento das finanças; 23% alegaram que somente uma pessoa no casal administra esse dinheiro; e somente 8% planeja uma conta de casal e outra pessoal.

De todos os entrevistados, 24% afirmaram que não têm nenhum controle financeiro. Já entre os casais, 38% disseram que não possuem nenhum manejo das finanças. Dessas pessoas, 65% afirmaram que não usam conta conjunta; 17% disseram ter esse tipo de conta; e somente 5% alegaram que possuem uma conta conjunta e outra individual.