O que esperar do clima no mês de setembro

2015-04-10_190211

Os sinais já são visíveis. As árvores, como os ipês, já colorem a paisagem, os pássaros cantam mais cedo e o sol se põe cada vez mais tarde. 

O inverno de 2022 começa a ficar para trás e a estação das flores se aproxima rapidamente com mudanças a cada dia perceptíveis na natureza e na atmosfera.

 O inverno astronômico termina apenas no dia 22 de setembro às 22h04, mas o chamado período da primavera meteorológica tem início em 1º de setembro porque compreende o trimestre que vai de setembro a novembro. 

Setembro é, assim, um mês que marca a transição para a primavera e traz junto um aumento da temperatura.

No Rio Grande do Sul, setembro costuma ter na climatologia histórica altos volumes de chuva com muitos episódios passados de cheias de rios e enchentes. Tanto que, no caso do estado gaúcho, há o folclore da enchente de São Miguel, na segunda metade do mês. 

Chuva no RS

A previsão da MetSul Meteorologia é de chuva abaixo ou perto da média na maior parte do Sul do Brasil neste mês de setembro. Na maioria das áreas não se espera um mês muito chuvoso, entretanto não se projeta um mês muito seco. As médias de precipitação histórica do mês no Rio Grande do Sul e Santa Catarina são altas, logo um desvio negativo na precipitação não se traduz em um mês necessariamente seco. Pontos isolados mais a Oeste da região, por sistemas convectivos, e mais a Leste do Sul do país, por sistemas de mesoescala como frentes frias e baixas pressões, podem ter acumulados localmente mais altos.