Como ensinar seu filho a fazer cocô no vaso

2015-04-10_190211

Cada criança tem seu “tempo” para desfralde, mas  existem técnicas para esta fase não ser tão complicada

 

É muito comum ouvir mães falarem que o filho já faz xixi no vaso, mas insiste em fazer cocô só na fralda (ou na calcinha/cueca). Está tendo problemas com o desfralde do cocô?

 Não se desespere: antes de tudo cada criança tem seu tempo de “amadurecimento”, mas existem algumas técnicas ensinadas por psicólogos que podem ajudar, em muito esta fase de transição:

Dicas para ensinar
seu filho a fazer
cocô no vaso
A criança precisa aprender e, para isso, não deve ser punida quando erra. Ela precisa de paciência e amor!

Identifique e observe
Tente identificar em qual período do dia o seu filho sente vontade de fazer cocô e fique mais atento nesses momentos para observar os sinais que ele dá de que está na hora.

Leve ao banheiro
Na hora que a criança der sinais de que vai fazer cocô, leve-a ao banheiro. Se ela tiver uma rejeição pelo banheiro, pode colocar o penico temporariamente em outro lugar da casa.

Ofereça distrações
Você pode levar um livro para criança ou mesmo o tablet para que ela se distraia enquanto espera o cocô vir.

Com ou sem
companhia
Algumas crianças se sentirão mais seguras nesse processo se o pai ou a mãe ficar junto no banheiro com ela. Outras preferem ficar sozinhas. Observe como seu filho se sente melhor.

Segurança
Verifique se a perna da criança não está balançando mo ar. É importante que os pés tenham apoio em um banquinho ou direto no chão para que seu filho tenha segurança nesse processo.

Não insista
no banheiro
Se seu filho demorar muito, não mantenha-o no vaso. É melhor tirar a criança do banheiro e voltar em outro momento.

Cocô escapou
na calcinha
ou na fralda?
Se a criança fizer cocô na fralda ou na calcinha/cueca, jogue no vaso e chame seu filho para esse processo. Peça para ele dar descarga e dar tchau para o cocô.

Furo na fralda
Se a criança não quer tirar a fralda, você pode experimentar fazer um furo na fralda para que o cocô saia no vaso ou no penico. A criança se sente segura com a fralda, mas o cocô cai no vaso e ela dá tchau para ele por lá. Depois de alguns dias, você pode tirar a fralda.

Não castigue
Importante lembrar: nunca castigue ou prive a criança de afeto por não conseguir fazer cocô no vaso ou penico. “Lembre que ela está aprendendo e precisa de toda sua paciência e amor.”

Pode dar
recompensa?
O sistema de recompensa pode ser interessante: a criança ganha algo quando fizer o cocô no vaso. Pode ser uma adesivo, por exemplo .Não pode ser nada caro nem elaborado, mas precisa ser incentivador.
Livros sobre cocô
para as crianças
É bacana apresentar para a criança livros que falam sobre o tema, como Até as princesas fazem cocô ou Cocô no trono.

Procure ajuda!
Uma coisa importantíssima de lembrar é: será que o desfralde está acontecendo na hora certa?
Se tudo estiver fazendo sentido, mas você ainda achar que há algo errado nesse atraso do desfralde do cocô, é importante consultar um médico para que as causas fisiológicas sejam descartadas. Se necessário, o psicólogo pode ajudar.

Dicas de
produtos para ajudar:
Troninho ou redutor de assento com apoio para os pés