Semana será marcada por frio incomum para novembro

2015-04-10_190211

Massa de ar frio trará condições para geada em parte da região serrana do RS

Uma grande massa de ar frio de trajetória oceânica vai trazer uma semana incomum para o mês de novembro, no Rio Grande do Sul, e derrubar a temperatura em grande parte do Sudeste do Brasil com marcas nos termômetros abaixo da média do que é normal para esta época do ano por vários dias seguidos.
A passagem de uma frente fria associada a um ciclone extratropical já derrubou a temperatura no Rio Grande do Sul, durante o sábado (06), com ocorrência de chuva e vento em diversas regiões. A semana que começa será marcada por noites de temperatura baixa, para esta época do ano, em diversas regiões do Estado, notadamente, no Sul e no Leste sofrerão mais os efeitos da massa de ar frio de trajetória marítima.
Na segunda metade da semana, reforço com um grande bolsão de ar frio que vai avançar pelo Atlântico junto à costa do Sul do Brasil em direção à Região Sudeste vai prolongar o período de temperatura abaixo do normal para novembro.
Na Serra, mínimas de um dígito serão recorrentes na semana e podem ser registradas marcas até abaixo dos 5ºC na segunda metade da semana nos Aparados, o que pode trazer geada fraca e isolada na região de São José dos Ausentes. A queda da temperatura será sentida forte também em Santa Catarina e no Paraná, porém mais ao Leste dos dois estados.