Chuva retorna com força para o Rio Grande do Sul

2015-04-10_190211

Na Serra o tempo munda no final do dia desta quarta (13). Tempo mais severo é esperado para sexta (15)

A chuva retornará com força ao Sul do Brasil nesta segunda metade desta semana, após trégua breve em muitas áreas, conforme a previsão do tempo da MetSul Meteorologia. O tempo já começa a mudar nesta quarta (13) e são esperados volumes elevados de precipitação até a sexta (15), em diferentes regiões do Sul do país.
O sol aparece em todo o Rio Grande do Sul na manhã desta quarta-feira, mas o tempo vai mudar em várias regiões gaúchas da tarde para noite. A nebulosidade aumenta na segunda metade do dia e áreas de instabilidade avançam a partir do Oeste com chuva. Chove em quase todo o Estado até o final do dia. Em áreas mais a Leste e a Nordeste do território gaúcho o tempo seco predomina nesta quarta e o sol aparece, esperando-se que a chuva chegue só quase no final da quarta ou apenas no começo da quinta.
Na quinta (14), o Rio Grande do Sul, após um começo de dia com chuva em diferentes áreas, a nebulosidade diminui e o sol aparece com abafamento. Ocorre que no final do dia a chuva começa a retornar pelo Noroeste gaúcho e o Oeste catarinense e paranaense. Na sexta, o dia de maior instabilidade da semana no Sul do Brasil, um centro de baixa pressão se desloca do Nordeste da Argentina e do Paraguai em direção ao oceano, o que vai provocar nuvens muito carregadas e tempo localmente severo.
As precipitações devem ser localmente fortes a torrenciais com elevados volumes que em poucas horas podem ficar entre 50 mm e 100 mm em alguns municípios. Ainda de acordo com meteorologistas da Metsul, há alerta para chuva com temporais em que pode ocorrer queda de granizo e vendavais isolados. Já há o risco entre o final da quarta e o começo da quinta nos três estados do Sul, mas a sexta-feira é o que que mais preocupa porque o potencial para tempo severo será maior pela presença de um centro de baixa pressão.