Vacinas contra a Covid-19 geram impedimento temporário à doação de sangue

2015-04-10_190211

O tempo médio varia de 48 horas a sete dias, dependendo da vacina

O Ministério da Saúde alertou a população para os prazos, após tomar vacina contra a Covid-19, para doar sangue. Segundo o órgão do governo federal, o tempo de inaptidão varia de vacina para vacina. Para aqueles que receberam o imunizante Coronavac, da Sinovac e Butantan, é preciso esperar 48 horas após cada dose para fazer a doação. Já quem tomou a Oxford, da AstraZeneca e Fiocruz, deve aguardar sete dias.

Devido à pandemia e às férias de início do ano, houve uma diminuição do número de doadores nos postos de coleta, em todo o país. Sendo assim, a colaboração da população se torna ainda mais importante neste momento.
A Fundação Paulista Pró-Sangue tem incentivado as pessoas a doarem sangue antes de serem imunizadas e informou que já incluiu os novos critérios no protocolo de triagem dos candidatos. Novas medidas de segurança estão sendo tomadas para evitar aglomerações. Foi implantado, por exemplo, um sistema de agendamento online, protocolos de distanciamento social e disponibilização de álcool gel. A doação de sangue continua sendo segura e não contraindica a vacinação.