Se você usa Pix, tome cuidado com golpes via WhatsApp

2015-04-10_190211


Não existe uma obrigação legal do banco em ressarcir a vítima

Golpes de estelionato não são novidade. O que muda é a habilidade do criminoso em ludibriar a vítima e a plataforma onde crime será cometido. Por causa de sua agilidade, o Pix também entrou na mira dos estelionatários e o App WhatsApp, tornou-se a forma mais fácil para invadir o seu smartphone.
O Pix, sistema que permite transferências rápidas e seguras em qualquer dia e horário, conseguem realizar movimentação de dinheiro de forma fácil e ágil, reduzindo o tempo da vítima para perceber a fraude. Depois de ter caído no golpe ainda existe uma batalha a ser enfrentada com as instituições financeiras para reaver o valor perdido.
As instituições financeiras disseram que a análise para devolver o dinheiro é feita caso a caso, mas não dão detalhes sobre como funciona o procedimento. Vale ressaltar que não existe uma obrigação legal do banco ressarcir a vítima e que decisões judiciais têm beneficiado os dois lados. Portanto, os prejudicados pelo golpe devem seguir basicamente três orientações: Avise imediatamente o banco para o qual o dinheiro foi enviado; faça um boletim de ocorrência; caso tenha problemas com o banco, abra uma reclamação no Banco Central.
A melhor dica é tomar muito cuidado com arquivos e links que você recebe por e-mail e/aplicativos. Tenha confiança no emissor da mensagem, caso contrário ignore-a.