Fatos e curiosidades que vão desmistificar o comportamento humano

2015-04-10_190211

Alguns pontos do comportamento humano são uma verdadeira incógnita para a maioria das pessoas, e, muitos deles vão sendo desvendados ao longo dos anos por pesquisas e estudos que esclarecem ou pelo menos dão um norte dos motivos pelos quais muitas coisas acontecem. Saiba mais sobre algumas curiosidades do comportamento humano:

Limpar a casa pode fazer os homens serem mais felizes
Calma! Não quer dizer que eles adoram os serviços domésticos, na verdade eles adoram paz e tranquilidade, por isso, uma pesquisa feita pelo Fundo Social Europeu, atestou que o medo de conflito com familiares e o desejo por uma vida mais harmoniosa acaba fazendo com que os homens que limpam a casa sejam mais felizes.

Fanatismo por futebol pode te deixar desempregado
Todos os fanatismos atrapalham muito qualquer ambiente, o corporativo então, principalmente. Uma pesquisa feita por uma agência de empregos americana entrevistou mais de 900 gerentes e atestou que algumas pessoas podem ter graves problemas na empresa por ser alucinados por futebol, por isso, fazem um alerta: “O melhor é deixar o amor ao futebol falar mais alto fora do ambiente profissional, ou você pode levar cartão vermelho”.

Quer ficar feliz? Ouça música
Fazer faxina, olhar o por do sol, fazer trabalhos manuais… Não importa o que você faça, qualquer tipo de atividade será muito mais prazerosa quando está ouvindo música.
Este fato recebeu comprovação a partir de dois estudos feitos por uma Universidade do Canadá. De acordo com os pesquisadores, o aumento na produção de imunoglobina e de células que atacam invasores como germes e bactérias, quando se está ouvindo música explica muito. Além desse aumento, a música influência na redução dos níveis de cortisol, o hormônio do estresse, que acaba interferindo também no hormônio do bem estar, melhorando o humor e relações sociais daqueles que escutam música.

Os feios são mais compreensivos
Uma pesquisa publicada em um jornal americano de psicologia, concluiu que quando as mulheres querem algo mais que apenas ‘uma noite/curtição’, elas preferem os homens menos atraentes, já que segundo elas eles são mais compreensivos e comprometidos com o futuro.

Gostar mais de cães ou gatos pode dizer muito sobre a sua personalidade
A análise das respostas de 4.500 entrevistadas em uma pesquisa feita no Texas comprovou que, a personalidade das pessoas combina muito com o animal que preferem.
Segundo o resultado, os entrevistados que preferem felinos têm mais desconfiança e facilidade de adaptação em sua personalidade, já aqueles os que gostam de cachorros costumam ser mais extrovertidos e simpáticos.

Ser engraçado demais pode ser insegurança
Alguns psicólogos apontam que algumas pessoas usam o humor como uma forma de mascarar a sua insegurança, de acordo com eles, as pessoas que querem ser engraçadas a todo custo e em qualquer momento podem fazer isso por serem pessoas inseguras e que buscam aprovação externa o tempo todo.

Vermelhinho
Você sabe o motivo de ficar ruborizado (vermelho) e o com o rosto com uma sensação de queimação, quando está estressado ou envergonhado? Os especialistas explicam que isso acontece como um reflexo do sistema nervoso, que através da vaso compressão faz o sangue circular mais rápido, aumentando a chegada de nutrientes e de oxigênio às células.

Cheirinho de café
Pesquisadores do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Industrial de Tsukuba (Japão) afirmam que o cheirinho de café pela manhã garante um dia mais feliz

Bla Bla Bla
Um estudo feito com homens e mulheres dos Estados Unidos comprovou que realmente as mulheres falam mais que os homens. De acordo com a pesquisa os homens usam em média, 1.500 palavras por dia, enquanto as mulheres usam, no mínimo, 3.000.

Trabalhar à noite pode fazer mal
A Unidade do Sonho do Instituto Dexeus de Barcelona, divulgou uma pesquisa que atesta que pessoas que trabalham à noite tendem a se divorciar três vezes mais do que as outras, além de ter 40% mais possibilidades de terem problemas neuropsicológicos, digestivos e cardiovasculares. Também perdem cinco anos de vida para cada quinze dias de jornada de trabalho.

Sentimentos são contagiosos
Estudos comprovam que os sentimentos são contagiosos devido a um tipo de neurônio que todos nós temos chamado espelho, segundo os especialistas, ele tem a capacidade de rastrear o fluxo emocional e até mesmo movimentos e intenções.

Desenvolva a mente fazendo malabarismos
Uma pesquisa alemã, publicada na revista Nature demonstra que o cérebro tem a capacidade de se desenvolver através da arte de jogar bolinhas ou objetos, o malabarismo.
O estudo que foi feito com 24 jovens voluntários os submeteu a uma sessão de ressonância magnética antes da pesquisa e,durante três meses, aprenderam a arte do malabarismo tentando manter três bolinhas no ar por até um minuto. Após o período repetiram o teste e o resultado foi: o cérebro dos não malabaristas não mostrou alteração e o dos que desenvolviam a arte tinham alterações em duas regiões no córtex, aumentado uns 3% de tamanho!

Não conseguimos fazer cócegas em nós mesmos?
É praticamente impossível que as pessoas consigam fazer uma “auto cócegas”. Isso acontece porque o cerebelo é responsável por prever as consequências sensoriais dos próprios movimentos, ou seja, ele é capaz de prever as consequências das próprias ações. Ele sabe que você vai sentir cócegas, então deixa de senti-las imediatamente.

Você não é maluco por falar só
Falar sozinho é natural e orienta o se comportamento. Inclusive, repetir algo para si em voz alta pode ajudar a memorizar.
Inclusive, uma pesquisa atestou que quem falou alto para si mesmo conseguiu achar o que procurava, enquanto quem fez em silêncio demoraram muito mais tempo.

Mais infelizes às quartas-feiras?
Dois cientistas americanos fizeram uma pesquisa que constatou que a maior parte dos internautas consideram a quarta-feira o pior dia da semana. Eles coletaram dados e analisaram o que os visitantes sentiam de acordo com as avaliações de seus tweets e posts em blogs. Você concorda?