Como deixar de ser negativo: adote hábitos para acabar com a negatividade

2015-04-10_190211

É importante parar de viver com negatividade, isso pode afetar a saúde geral e até mesmo a saúde das pessoas ao seu redor.
Além disso, se você está constantemente pensando de uma forma negativa, as pessoas não vão querer estar perto de você, porque elas vão sentir sua energia carregada de sentimentos ruins.
Se você eliminar da sua vida a alegria e felicidade, estará perdendo as melhores coisas que a vida tem a oferecer. Se você estiver se perguntando como deixar de ser negativo, veja as etapas abaixo para começar a fazer uma alteração na sua vida!

Crie distância
Você quer se cercar da maior positividade possível, isso exigirá que você fique longe de influências negativas. Você tem o poder de escolher com quem você gasta seu tempo. Você deve considerar suas opções com sabedoria, a fim de obter o melhor resultado.
Identifique as pessoas negativas em sua vida que podem estar derrubando você. Pense em como as pessoas com quem você passa tempo fazem você se sentir.

Mantenha distância você mesmo
Coloque alguma distância entre você e quaisquer amigos, familiares ou colegas de trabalho que você acha que pode estar contribuindo para sua negatividade. Limite a quantidade de tempo que você gasta com eles e se certifique de monitorar seus sentimentos quando estiver perto deles, para saber quando é hora de ir embora.

Se eles são da família,  você pode simplesmente diminuir o tempo que você gasta perto deles
Talvez limitar o seu tempo com alguns membros da família para apenas feriados e aniversários, se você achar que eles te derrubam em uma base regular. É provável que, se você se sentir assim em relação a um membro da família, haja outras pessoas na família que se sinta da mesma maneira.

Não se sinta culpado por tirar as pessoas negativas da sua vida
Você tem que fazer o que é melhor para você. Os efeitos positivos que isso terá em sua vida superam os negativos.

Como atrair a positividade?
Se você quer ser positivo, se envolva com pessoas positivas. Eles ajudarão você a manter sua felicidade. Faça alguns novos amigos mais positivos.
Lembre-se, você é a soma das cinco pessoas com quem passa mais tempo, portanto, tenha a certeza de que essas pessoas são positivas.
Quando você age positivo por tempo suficiente, você começa a se tornar positivo.
Faça um novo hobby
Encontre um hobby que outras pessoas positivas gostem. Dessa forma, você pode conhecer pessoas que pensam como você e que gostam de fazer as mesmas coisas que você.

Reprograme sua mente
Aqui estão alguns exemplos de afirmações que você pode usar:
Eu posso conseguir tudo o que eu quiser.
Eu sempre tenho sorte.
Vou começar a olhar para o copo como estando meio cheio.
Eu estou no controle.
Eu substituirei as críticas por elogios.

Adote um hábito de afirmação
Tire algum tempo todos os dias para repetir 5-10 afirmações positivas. Você pode fazer isso sempre que quiser, mas faça questão de parar pelo menos duas vezes por dia para fazer isso. Substitua pensamentos negativos por pensamentos positivos
Quais são alguns dos pensamentos negativos que você costuma ter? Pense em como você poderia substituir esses pensamentos por positivos. Crie um giro positivo sempre que puder.
Vamos dizer que você sempre teme acordar de manhã e sair da cama. Transforme isso em algo maravilhoso para acordar e começar um novo dia.

Reconheça quando você está caindo em pensamentos negativos
Alguns sinais de que você está caindo em um padrão de pensamento negativo incluem limitar seus pensamentos a crenças em preto e branco sem considerar nada no meio, tentando prever o futuro, fazendo generalizações excessivas e tornando uma catástrofe pequenos acontecimentos. Isso é semelhante a substituir crenças antigas que não beneficiam você com as que o fazem.

Praticar Gratidão
Praticar gratidão é um fator imenso na satisfação geral da vida. É importante perceber o quanto você é grato pelas coisas ao seu redor e parar para apreciar as pequenas coisas da vida.

Pratique a gratidão todos os dias
As pessoas que praticam gratidão regularmente, parando para refletir sobre as coisas pelas quais são gratas, têm sentimentos mais positivos, dormem melhor, têm mais compaixão e têm um sistema imunológico mais forte.

Lembre-se do que é bom em sua vida
Estas podem ser pequenas coisas que alguém normalmente não notaria, como as bonitas flores que você passa no seu trajeto para o trabalho ou os alimentos frescos que você tem disponível para comer. Lembre-se de quão privilegiado você é, mesmo que nem sempre se sinta assim.

Pare de reclamar
É necessário reclamar? O que é tão ruim assim que precisa ser reclamado? Então pare com isso!

Diga a alguém que você ama
Se é alguém que você diz isso o tempo todo ou alguém que você nunca disse antes, vá em frente e diga às pessoas como você se sente.

Quatro dicas para interromper pensamentos negativos

Ao invés de mascarar ideias nocivas, aprenda o que significam e a lidar com elas

Quem nunca foi assombrado por um pensamento negativo? Seja porque você foi impactado por alguma notícia devastadora ou pelo fato de ter vivido uma experiência traumática ou difícil, o fato é que a maioria das pessoas já foi vítima dos terrenos sombrios da mente. Mas, então, como calar o burburinho de ideias nocivas?
Pensamentos negativos em geral estão ligados à incapacidade e falta de treino da pessoa permanecer no presente. Ou estamos ruminando acontecimentos negativos do passado ou antecipando acontecimentos negativos de um futuro inexistente e que, muito provavelmente, nunca existirá. Antes de tudo, é necessário que a pessoa se perceba com pensamentos negativos.
Ter a capacidade de observá-los e reconhecê-los como eventos mentais, e não como a realidade, é fundamental. Esta simples atitude já começa a nos libertar das garras destes pensamentos menos saudáveis.
É importante aprender a lidar com os padrões nocivos da mente.

Questione os pensamentos
“Eles não gostam de mim”, “vai ser muito difícil”, “isso não deveria estar acontecendo”, etc. Quem nunca teve pensamentos do tipo? O maior problema das pessoas é acreditar em tudo que pensam. O segredo é passar a questionar o que a mente oferece.
Todo sofrimento vem de um pensamento não questionado. Aqueles que causam estresse não podem ser reais, pois não são da nossa natureza. Na verdade, eles são uma benção, um alarme – sentido pelo corpo – que diz: você está acreditando em algo que não é verdade.
Basta pensar que só o amor é real. Logo, quando estamos nutrindo pensamentos de medo, que é oposto do amor, na verdade estamos criando ilusões. E é por acreditar nelas que sofremos.

Respire e medite para mudar padrões de pensamentos
Você já percebeu que uma das primeiras coisas que faz quando percebe que sente alguma coisa “negativa” é tentar mascará-la ou resistir a ela? É justamente por isso que as emoções dolorosas permanecem dentro das pessoas e influenciam suas vidas.
Tudo que a dor quer é ser ouvida. Pense: se ela está aqui presente é porque está pronta para ir embora!
Para começar a dissolver os pensamentos negativos, você deve usar a respiração a seu favor. Como as emoções ficam no corpo, uma forma ótima de dissolvê-las é respirar por elas.
Primeiro localize a emoção que deseja dissolver. Depois, sente-se e entre em contato com ela, sem reprimi-la, apenas sinta e respire profundamente. Inspire pelo nariz e solte pela sua boca. Sinta a emoção vir à tona e deixe vir o que for: lágrimas, todo o peso do passado… Deixe-os ir.
A tendência, enquanto faz este exercício, é querer contrair o corpo, percebeu? Se nos permitirmos respirar por 60 segundos (no mínimo) estaremos possibilitando que o nosso circuito energético se refaça e, assim, permitindo que essa emoção se dissolva dentro de nós. Isso vai fazer com que a nossa vibração mude. Dedique-se a esta prática diariamente, até que sinta que está em paz com esta emoção.
A Meditação da Atenção Plena é de grande auxílio para interromper os pensamentos negativos. Abaixo, como colocar em prática:
Reconheça que seus pensamentos não são a realidade. Eles vêm e vão. Deixe-os vir e ir.
Tente observá-los com distanciamento, como quem observa nuvens passando no céu. Não se identifique com eles.
Calmamente, foque sua atenção em sua respiração, em todas as sensações da entrada e da saída do ar.
Ao perceber que a mente está mais tranquila, encerre a Meditação.
Sempre esteja atento aos seus pensamentos e à natureza subjetiva e impermanente deles: eles não são a realidade e certamente passarão.

Use truques para interromper pensamentos
Existem alguns truques fáceis para sair da hipnose, que surtem efeito praticamente imediatos. Abaixo 3 táticas para interromper burburinho da mente:
Saia do lugar. Sim, saia geograficamente do lugar. Se você está na sala, vá para a cozinha prestando atenção no caminho que está fazendo. Olhe para os objetos com interesse, tome um copo de água e tente se ocupar com alguma coisa. Sair do lugar em que está nos força a levar nossa atenção para onde estamos indo. Naturalmente, aquele pensamento indesejado vira fumacinha em nossa mente. Choque térmico também funciona. Lavar o rosto com água gelada, deixar os pulsos receberem água fria da torneira. Além de ter tirado você do lugar, seu corpo vai reagir ao frio e você se desconcentra do pensamento indesejado.
Bater palmas vigorosamente é outro truque! Você terá o som das mãos e a circulação ativada nessa região, dispensando a sensação ruim.
Como se estivesse espantando os maus pensamentos. Pode falar, também, enquanto bate palmas, pode xingar seus pensamentos e suas sensações: “Xô, coisa chata!”, “Vai atrapalhar outra pessoa!” ou, mais delicadamente, mande um recado a esses pensamentos: “Sou amor, sou vida, sou alegria!”. Não importa o que disser, desde que a intenção seja se livrar desta sensação ou da falação da mente. Se essas dicas não funcionarem de imediato, repita a operação. E repita mais uma vez, até começar a achar graça de suas atitudes e se perder numa sonora gargalhada! O riso desipnotiza sempre

Recrie novos modelos para sua mente
Os pensamentos negativos são frutos de um modelo mental viciado num padrão adoecido. E para você conseguir recriar um novo modelo mental e se desfazer desse tipo de pensamento, a especialista sugere abaixo algumas dicas:
Deixe de lado tudo aquilo que deixa você para baixo, se afaste de situações, coisas, lugares ou pessoas “tóxicas” (que lhe fazem mal). Invista no que lhe traz bem-estar.
Avalie as suas redes sociais e os sites que costuma acessar e faça uma limpa em tudo aquilo que não lhe traz bem-estar. Isso se aplica a filmes e programas de TV. Assista somente o que é bom e joga você para cima.
Faça atividade física regularmente. Além de melhorar seu humor, os exercícios ainda levantam a autoestima, pois você se sentirá mais bonito.
Descubra uma atividade ou um hobbie e seja mais feliz fazendo algo que gosta. Caso esteja difícil mudar sozinho, procure ajuda profissional, não hesite e nem sinta vergonha em fazer isso.
Sendo assim, mude seu padrão de pensamento para que você tenha um destino próspero e feliz. Como disse Mahatma Gandhi, “mantenha seus pensamentos positivos, porque seus pensamentos tornam-se suas palavras, suas palavras tornam-se suas atitudes, suas atitudes tornam-se seus hábitos, seus hábitos tornam-se seus valores e seus valores tornam-se seu destino”.