Embrapa lança tecnologias para controle do capim-annoni, fruticultura e pecuária na Expointer

2015-04-10_190211

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) marca sua presença na 42ª edição da Expointer com o lançamento de tecnologias para o produtor rural. Entre as novidades está prevista a apresentação do novo modelo da Campo Limpo, máquina usada para controle do capim-annoni; o livro Pêssego, Nectarina e Ameixa – O produtor pergunta, a Embrapa Responde; a nova fase do programa Balde Cheio no RS; e o Serviço de Predições Genômicas para as raças Hereford e Braford, além dos sumários de touros da Associação Nacional de Criadores (ANC) e da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB).
O evento oficial de lançamento das tecnologias da Embrapa ocorre no dia 29 de agosto de 2019, quinta-feira, às 16h, no espaço da Embrapa localizado no Pavilhão Internacional, junto ao Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA) e Incra. A atividade deve contar com a participação da Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, e do presidente da Embrapa, Celso Moretti.
A Expointer, considerada a maior feira agropecuária da América Latina, ocorre de 24 de agosto a 1º de setembro de 2019, no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS).
Participam dessa edição da Expointer as Unidades Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS), Embrapa Pecuária Sul (Bagé, RS), Embrapa Suínos e Aves (Concórdia, SC), Embrapa Trigo (Passo Fundo, RS) e Embrapa Uva e Vinho (Bento Gonçalves, RS).

Lançamentos
Campo Limpo – Lançada originalmente em 2008, a Embrapa Pecuária Sul e a Grazmec apresentam ao público em 2019 um novo modelo do aplicador seletivo de herbicidas Campo Limpo, com design atualizado e melhorias no mecanismo de limpeza, componentes mais robustos e melhor fluxo de distribuição do herbicida. A nova máquina também terá alguns opcionais, como aumento da área de aplicação do herbicida e sistema hidráulico nas articulações. A Campo Limpo controla de forma seletiva gramíneas indesejáveis como o capim-annoni. Também controla plantas tóxicas de folha larga como a maria-mole/flor-das-almas e o mio-mio. Apesar de ter sido concebida nas condições do Rio Grande do Sul, a máquina tem eficiência no combate de diversas plantas invasoras no Brasil, como o capim-navalha.
Livro Pêssego, Nectarina e Ameixa – O produtor pergunta, a Embrapa Responde – A Embrapa Clima Temperado lança o livro Pêssego, Nectarina e Ameixa – O produtor pergunta, a Embrapa Responde, que faz parte da Coleção 500 Perguntas 500 Respostas, um dos canais de maior sucesso, concebidos pela Embrapa, para suprir produtores com informações claras e objetivas sobre um tema específico da agricultura ou pecuária. A obra traz em foco uma das principais cadeias produtivas em fruticultura da região Sul em 21 capítulos. Os editores são pesquisadores da Unidade, localizada em Pelotas. O município é responsável pela produção de 95% do pêssego em calda, processado de forma industrial, em todo o Brasil.

Espaço da Emater
Embrapa Pecuária Sul – No estande da Embrapa no Pavilhão Internacional, a Unidade de Bagé trabalha o tema Desmistificação do Consumo da Carne Ovina, com a apresentação de uma revista totalmente voltada ao assunto, incluindo informações técnicas, artigos e receitas com a proteína. O público também poderá conhecer o Manual de Cortes de Carne Ovina e interagir com um protótipo de ovelha em tamanho real, que mostra as principais peças de carne ovina.
Outro tema a ser apresentado pela Unidade é o Método Integrado de Recuperação de Pastagens (Mirapasto), com foco no controle de plantas invasoras como o capim-annoni.
O objetivo é demonstrar os quatro pilares que compõem o método: o controle de plantas indesejáveis, com o uso de tecnologias como a máquina Campo Limpo e a enxada química; a correção e a manutenção da fertilidade do solo (no estande serão apresentadas as diferenças que ocorrem no solo de uma pastagem bem manejada em relação a uma mal manejada); a sobressemeadura de espécies forrageiras de inverno e de verão, com a apresentação das principais cultivares forrageiras lançadas pela Unidade, UFRGS e Sulpasto nos últimos anos; e o ajuste de carga animal de acordo com a oferta de pastagem.
A Unidade também marca presença no estande do Senar, no ambiente que trata do bem-estar animal; na Vitrine da Carne no estande Juntos para Competir, em parceria com a Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco) e com a Associação Brasileira de Angus; e no estande da Associação de Criadores de Charolês, para apresentação das Provas de Avaliação a Campo e de Consumo Alimentar Residual
Embrapa Suínos e Aves – No estande da Embrapa no Pavilhão Internacional, a Unidade de Concórdia apresenta a Poedeira Embrapa 051, galinha especializada na produção de ovos de mesa de casca marrom, bem adaptada aos sistemas menos intensivos, com potencial para produzir 345 ovos/ave alojada durante o ciclo produtivo.
Outra tecnologia presente na exposição é o Suíno MS115/Fêmea MO25C. A linhagem de reprodutores machos Embrapa MS115 foi concebida para atender a demanda por animais mais pesados ao abate, com alto potencial de deposição de carne, reduzida espessura de toucinho e melhor conversão alimentar.
A linhagem é livre do gene halotano, ligado ao estresse nos animais e a má qualidade de carne. Já a Fêmea MO25C tem como principal característica a maciez e cor avermelhada da carne e sua suculência (marmoreio), percebida principalmente nos produtos curados.
Junto com estas soluções tecnológicas, a Embrapa Suínos e Aves leva um conjunto de informações sobre biosseguridade na produção de suínos, além de apresentar a tecnologia de abatedouros de suínos modulares móveis, pré-fabricados, para uso em um único local (estacionários) ou itinerantes (transportáveis por carretas rodoviárias).

Embrapa Uva e Vinho
Neste ano a Unidade de Bento Gonçalves apresenta suas tecnologias no estande Juntos Para Competir (Farsul, Senar/RS e Sebrae/ RS), com foco na temática das Indicações Geográficas de Vinhos.
No espaço, além de conhecerem esse importante processo de qualificação do vinho, os visitantes poderão participar de uma degustação guiada e conhecer os espumantes Brut da Indicação Geográfica de Pinto Bandeira, o Merlot com a Denominação de Origem do Vale dos Vinhedos, o Tannat da Campanha Gaúcha e o Vinho BRS Lorena, produzido com uva desenvolvida pelo Programa de Melhoramento Genético Uvas do Brasil, coordenado pela Embrapa Uva e Vinho.