Qual a diferença e usos da sálvia branca e sálvia comum

2015-04-10_190211

Todos sabemos que a sálvia é um excelente tempero para carnes e até para molho de massas. Os antigos sempre recomendam um bom chá de folhas de sálvia para acabar com a dor de estômago e indigestão.
Mas existem dois tipos de sálvia. a branca e a comum. Sálvia Branca é mais usada (por ser mais cheirosa) para defumação e a Salva comum usada como tempero e remédio natural, em chás, embora também possa ser queimada.
A Sálvia Branca, considerada sagrada, é queimadea para afastar os maus espíritos e as energias negativas, assim como para atrair a saúde, a prosperidade e a proteção. Esta planta é de tal modo importante em várias culturas que foram feitos estudos científicos recentes, através dos quais se chegou à conclusão que queimar Salva ajuda a eliminar cerca de 94% das bactérias existentes no ar, sendo seguro fazê-lo mesmo num ambiente onde haja crianças ou animais de estimação.

Como usar a sálvia na defumação


Pode adquirir sálvia já seca ou pode plantar e colher ainda verde para que, depois de seca, possa prender um ramo com fio de forma a fazer uma espécie de “tocha”. Acenda e deixe queimar de janelas fechadas e observe, se a fumaça for para um lado desloque a tocha para lá, pois é ali que estão concentradas as energias a serem curadas.

Propriedades curativas
A utilização e ingestão da erva sálvia traz diversos benefícios para a vida e organismo das pessoas. Os principais são:
Ajuda na aceleração da cicatrização;
Acalma pessoas nervosas, principalmente quem esteja sofrendo com uma crise de ansiedade ou depressão;
Melhora ao sistema cardíaco, fazendo a prevenção de doenças ao coração;
Alivia os principais sintomas da menopausa;
Melhora a estética da pele e cabelo, além de prevenir da calvície;
Tratar possíveis inflamações;
Melhora o desenvolvimento e recuperação da memória, podendo ser um meio para o tratamento do Mal de Alzheimer;
Ajuda contra indigestão, problema com colesterol alto, diabetes e asma;
Auxilia pessoas que querem emagrecer.

Como plantar a sálvia branca


Sálvia é uma planta anual, que mede cerca de 30 cm de altura, com a forma de uma moita lenhosa na base e ramos que se renovam todos os anos. Suas folhas são verdes, opostas e de formatos diverso, as vezes lanceoladas ou entre elípticas e lanceoladas. As flores são terminais. Possuem cheiro aromático e sabor amargo.
Para o cultivo da Sálvia é necessário um local com temperatura entre 20 e 80°C, bem ensolarado e sem ventos. Floresce em período de verão ao outono e propaga-se através de sementes e estacas.