Hábitos de higiene são prioridade para contato com recém-nascido

2015-04-10_190211
As primeiras visitas ao recém-nascido requerem bom senso e uma grande sensibilidade para compreender as necessidades dos pais e do bebê

A criança é considerada recém-nascida até o 28º dia de nascimento, período mais crítico a respeito da fragilidade e da saúde dos bebês, período onde eles têm a imunidade muito baixa. Os recém-nascidos têm a saúde muito delicada e durante o período de gestação é que recebe os nutrientes necessários para sua sobrevivência a partir da placenta. Esses nutrientes enviados através da mãe possuem anticorpos que o protegem parcialmente contra germes da natureza. Porém após o parto, ocorre a interrupção desse sistema, e o bebê passa a produzir gradualmente seus próprios anticorpos, ficando altamente vulnerável a infecções em geral. Qualquer contato com o bebê nas primeiras quatro semanas de vida deve ser feito com muito cuidado. Todos que visitam o bebê ou as pessoas da casa devem manter hábitos de higiene constantes, como lavar bem as mãos e o antebraço (até a altura dos cotovelos) e higienizá-las com álcool gel. Essa é uma medida que minimiza o risco de contaminação por vírus ou bactérias.
Nos primeiros anos de vida todas as crianças estarão em processo de produção de anticorpos, e somente a partir dos três anos de idade é que a criança já responde bem a germes invasores da natureza.
Não precisa evitar o carinho, apenas dispensar a ideia de que dar um beijo seja uma forma de proteção ao bebê, pois não é. Nossa boca carrega germes e bactérias, e como os bebês tem a imunidade baixa, podemos contaminá-lo com o que pra nós é um simples resfriado, mas para o bebê pode ser algo perigoso. E também evite pegar nas mãos do bebê, pois crianças colocam a mão na boca a todo o momento, e é por meio desse costume que ele pode contrair alguma doença.