Banda tributo a Rolling Stones se apresenta pela primeira vez em Bento

2015-04-10_190211

Stoneanos toca no próximo sábado na cidade com promessa de show enérgico e descontraído

 

Fazer parte de uma das principais bandas tributo ao Rolling Stones é um privilégio para poucos. Para alguns é como saborear uma bala numa viagem ao universo dos anos 1970. Há mais de 15 anos surgiu em Novo Hamburgo a Stoneanos, banda referência no Rio Grande do Sul e que tem conquistado o público gaúcho com uma performance marcante. Neste sábado, dia 19, o Ferrovia Live, em Bento Gonçalves, recebe a banda, que hoje é composta por Pablo Pinto no vocal, Rafael Guimarães e Helinho Feltes nas guitarras, Cristiano Feltes no baixo, Tiago D’Andrea nos teclados e Luciano Sapiranga na bateria.
Um dos triunfos do grupo é contar com um dos principais guitarristas do estado e considerado por muitos um dos melhores covers de Keith Richards do Brasil. Guimarães não esconde a satisfação em ter esse reconhecimento. Para ele, a performance em alto nível faz parte de um processo que envolve muito trabalho e paixão pela música. “Eu quis aprender a tocar guitarra depois de assistir a um show dos Stones pela televisão, isso em 1998. Quando vi o Keith Richards puxando o riff de Satisfaction decidi que queria aprender e tocar e nunca mais parei. Assim como o Keith sempre quis tocar como o Chuck Berry, eu sempre quis tocar como o Keith Richards, então, quando as pessoas dizem que o teu som é muito próximo ao do teu maior ídolo, não há recompensa maior”, conta.
Com pelo menos 17 anos de estrada, a banda já driblou inúmeras dificuldades e vem resistindo e conquistando um espaço precioso no cenário estadual. Recentemente o vocalista Zã Stoned deixou a banda, porém, de imediato foi substituído por Pinto no vocal, outro frontman de destaque. “A banda já realizou alguns testes para um novo vocalista, o que sempre demanda tempo e paciência. No momento, contamos com os vocais do Pablo Pinto, que conhece Stones como poucos, tendo participado de algumas bandas cover de Stones, como a Hot Licks, de Porto Alegre, sendo também um grande frontman”, destaca.

A família Stoneanos
Uma banda é também uma família e é dessa forma que os Stoneanos atravessaram os mais de 15 anos juntos. Essa é a visão de Feltes, um dos componentes da formação original da banda. De acordo com ele, a amizade e o amor pelos Stones reforçam os laços entre os componentes do grupo.
“A banda é formada por amigos e entre tantas coisas em comum, somos fãs dos Stones, amigos que se reúnem pra tocar a banda favorita. Temos um show descontraído, pra cima, e isso faz com que a gente se permita em improvisos. Não nos definimos uma banda cover dos Stones, tentamos respeitar as versões das músicas, cuidando dos timbres, mas nos permitimos colocar um pouco da nossa técnica e nosso sentimento. Nos intitulamos uma banda tributo ao Rolling Stones”, define.
Com uma identidade forte e criatividade nas apresentações, os Stoneanos destacam o melhor da fase setentista da banda inglesa. “Buscamos trazer uma sonoridade da banda principalmente dos anos 70. Gostamos muito daquele som visceral e meio blues, que marca o Stones dos anos 70 e início dos nãos 80”, salienta.
Feltes desta ainda a expectativa da banda por tocar pela primeira vez em Bento. “Sabemos que o bar é bem frequentado e o público daí é bem roqueiro, então temos a melhor expectativa possível”, afirma.
Após o show de Bento Gonçalves, a banda se apresenta em 2 de junho em Santa Maria, 23 de junho em Igrejinha, 6 de julho em Cruz Alta e 7 em Santa Cruz do Sul.