Como criar colônias de formigas em cativeiro

2015-04-10_190211

As Lasius niger são uma das espécies de formigas mais fáceis para fazer criação de uma colônia em cativeiro. Desenvolvem-se muito bem à temperatura ambiente no Verão e podem ser alimentadas com soluções de mel e insectos mortos.
A rainha Lasius niger pode viver mais de 20 anos em cativeiro e as colônias podem tornar-se muito complexas, mas nos primeiros anos não necessitarão de um setup muito grande.

Setup
Quando receber a sua colônia de formigas, ela chegará dentro de um tubo de ensaio, com água suficiente para durar mais um mês. É de extrema importância que não se tente mover à força as formigas para a sua nova casa, uma vez que é muito difícil, mas elas fá-lo-ão assim que estiverem preparadas.
Embora não pareça uma boa casa, para a Lasius niger, o tubo de ensaio é uma habitação excelente, onde podem criar colónias de até cerca de 100 a 200 obreiras. É quente e húmido, com apenas uma entrada e uma saída, portanto muito fácil de defender.
Convencer a colônia a sair do tubo de ensaio pode ser uma odisseia, mas há algumas formar de as “forçar”. Colocar o tubo numa zona bem iluminada e escurecer a outra parte e mantê-la húmida é o suficiente para persuadir a colônia a mudar-se.

Alimentação
A alimentação das formigas é extremamente simples:
Rainha: proteina (insectos mortos ou gelatina proteica) e mel (açúcar);
Obreiras: açúcar ou solução de mel;
Larvas: proteína (insectos mortos ou gelatina proteica).

Umidade
Lasius niger não necessitam de um valor específico de humidade, no entanto o ninho tem de ser mantido húmido.
A melhor maneira de conseguir isto, é colocar uma camada de dois centímetros de Leca no fundo da “Ant farm” e colocar uma palhinha com algodão em ambas as extremidades. Assim podem encher facilmente o fundo da “Ant farm”. A Leca ensopará a água e libertará a humidade para a mistura de areia assim que esta começar a secar.

Hibernação
O Inverno é muito importante para as colónias de formigas. A rainha “recarrega baterias” para o ano seguinte e quando chegar a Primavera, ela fará enormes posturas e haverá um aumento massivo da colónia.
Não é obrigatório hibernar a colónia, mas se não o fizer, a rainha não viverá tanto tempo e a colónia não será tão saudável.
Para hibernar as suas formigas, deverá baixar a temperatura da sala para um valor abaixo dos 10ºC, durante cerca de 6 semanas. Como o faz depende muito da forma do setup da sua colónia, mas no caso de usar uma “Ant farm”, poderá enrolá-la naquele plástico com bolhinhas e colocá-las no barracão na rua (caso tenha um) desde meados de Setembro até finais de Outubro. Continue a verificar as formigas e a alimentá-las como normalmente faria.
Assim que a temperatura atingir o valor ideal, elas entrarão em hibernação e a atividade da colônia diminui drasticamente.