China inaugura biblioteca com novo conceito arquitetônico

2015-04-10_190211

A China, um país que tem sua imersão na tecnologia, muitas vezes substituindo o papel pelo digital, inaugurou uma nova biblioteca pública com um conceito totalmente renovado.
A nova biblioteca pública de Taijin foi projetada pela empresa de design e arquitetura holandesa MVRDV, em um edifício que cobre uma área de mais de 34 mil m² e pode armazenar nos seus cinco andares mais de 1,2 milhão de livros. Sua construção demorou apenas 3 anos, e possui área para leitura, salas de estar, espaços de reunião, salas de informática, áudio e um auditório esférico central que nos faz lembrar um olho.
As bases das estantes são prolongadas e também funcionam como assentos. O aspecto futurista do edifício, cujas imagens têm feito sucesso nas redes sociais, nos lembra o interior de uma gruta. Tudo isso já faz do monumento, a biblioteca mais espetacular do mundo.
Outra curiosidade, é que as prateleiras brancas que se elevam rumo ao teto recebem placas de alumínio com impressões de livros, confundindo facilmente um olhar desavisado.