Feira e festa seguem até o dia 23 de junho no Parque de Eventos de Bento Gonçalves
95.339 pessoas passaram pelo Parque de Eventos de Bento Gonçalves entre 13 e 16 de junho, conferindo as novidades dos 470 expositores, as atrações artísticas, a farta gastronomia, os premiados vinhos da região e muita diversão.
“É gratificante”, resume o diretor-geral da 29ª ExpoBento, Rogério Capoani. “Nosso grupo de diretores voluntários trabalhou durante bastante tempo, com muito afinco, nos preparativos da feira. Caminhar pelos corredores lotados do Parque de Eventos, ver os expositores realizando bons negócios e as pessoas se divertindo na ExpoBento é uma recompensa inestimável, e, também, algo que deixa todos nós muito orgulhosos. Esperamos, e acreditamos, que os próximos dias da programação, que integra os atrativos da ExpoBento e da Fenavinho, serão igualmente bem-sucedidos”, diz.
A avaliação positiva também é confirmada pelo coordenador do Comitê da 16ª Fenavinho, Diego Bertolini. “Recebemos o grande desafio de trazer de volta a Fenavinho, projeto que se transformou em realidade num ambiente acolhedor dentro da feira, que valoriza o vinho brasileiro e convida as pessoas a experimentarem um pouco de nossa cultura e tradições. Procuramos resgatar a essência da Fenavinho em uma verdadeira atmosfera de celebração”, aponta.
A proposta deu certo. “ExpoBento e Fenavinho estão extremamente contagiantes. As pessoas ainda estão maravilhadas com o tema ‘Fenavinho’ e com a festa que aqui encontram, trazendo muitos elogios quanto ao resgate da festa. Estamos, também, ‘embriagados’ com o ato solene ocorrido na manhã de sexta-feira, pelo número expressivo e grandeza das autoridades presentes e prestigiando feira e festa”, comenta Elton Paulo Gialdi, presidente do CIC-BG, entidade promotora da 29ª ExpoBento e da 16ª Fenavinho.
Prospecção de negócios
A maior feira multissetorial do país e a Festa Nacional do Vinho já somam 29 e 16 edições, respectivamente – e sempre com espaço para as novidades. Pela primeira vez na feira, o Grupo Top Car – com unidades em Porto Alegre e Caxias do Sul – apresenta ao público a linha de veículos
Atrações da ExpoBento e Fenavinho
Multissetorial em sua essência e eclética nos palcos, a ExpoBento contou com programação intensa nos primeiros quatro dias de feira. Apresentaram-se nomes como a banda Acústicos e Valvulados, na quinta-feira, Vocal Allegro, na sexta, Vitor Kley, no sábado, e os nativistas João Luiz Corrêa e César Oliveira e Rogério Melo, no domingo – em uma programação voltada ao tradicionalismo gaúcho. Entre oficinas, degustações e shows, foram mais de 60 atrações nos espaços de ExpoBento e Fenavinho – que também apresentou ao público atrativos vinícolas, gastronômicos e culturais.
Opinião dos visitantes
Atestar a opção assertiva pela visita à feira e festa é função – e privilégio – do público que circula pelos corredores do evento. Confira os depoimentos de alguns dos visitantes que passaram pelo parque neste domingo (16):
“Maravilhoso”, descreveu o casal porto-alegrense Geraldo, 64 anos, e Janete Silva, 65. Pela primeira vez na feira, os dois se deslocaram da capital do Estado para a Capital Brasileira do Vinho exclusivamente para o evento. “Vimos na televisão e decidimos conferir. Com certeza voltaremos em outras edições – e vamos indicar”, reforça Jante.
“Além de ser uma oportunidade para se fazer negócios e comprar produtos diferenciados com preços especiais, é um momento que podemos interagir com familiares e amigos em um ambiente descontraído”, descreve o jovem Matheus Oriques, 23 anos, de Bento Gonçalves – que já participou de diversas edições da feira.
A família de Mateus Felipe Zilio, 32, Carla Zapalae, 32, e o pequeno Lucas Zapalae Zilio, 6, também aproveita o período de ExpoBento para passear e prospectar boas compras. “Nós já compramos hoje (domingo) e vamos voltar durante a semana para conferirmos com mais calma as novidades”, destaca Mateus.
Já o jovem casal Jean Salini, 21, e Diovana Rodrigues, 19, saiu da feira com sacolas cheias de acessórios e doces. Porém, além das aquisições por preços acessíveis, o que chamou a atenção deles foi como a Fenavinho agregou ainda mais à ExpoBento. “Foi uma união muito válida. Percebemos que o fator cultural ganhou evidencia. Eu, que não sou natural daqui, pude conhecer um pouco mais sobre a história do município. Achei muito interessante”, comenta Diovana.