8 mil pessoas foram ao Santuário de Santo Antônio durante o dia do padroeiro de Bento Gonçalves

2015-04-10_190211

Segundo a paróquia, mais de 600 pessoas estiveram em cada missa, num total de mais de 3 mil . Mais de 48 mil unidades do tradicional pãozinho de Santo Antônio foram distribuídas no pátio do Santuário

 

Dia Festivo foi marcado pelas diversas celebrações, todas transmitidas pelas redes sociais, Missa campal e almoço de confraternização; na Missa de Ação de Graças foram apresentados os festeiros da edição de 2025

“Do coração de Santo Antônio brota a fraternidade”, inspirado na temática da Campanha da Fraternidade 2024, foi o lema da 146ª Festa de Santo Antônio de Bento Gonçalves, que teve sua culminância nesta quinta-feira, 13 de junho. O Dia Festivo foi marcado pela alvorada festiva, com o toque dos sinos no Santuário Diocesano de Santo Antônio e nas comunidades. Com sol e temperatura amena, a programação foi intensa, contando com cinco Missas, sendo uma delas realizada no lado externo do Santuário, seguida de procissão, além do almoço de confraternização.

Ao longo do dia, conforme dados da Secretaria Municipal de Segurança Pública, cerca de 8 mil pessoas passaram pelo Santuário Santo Antônio. Para se ter uma base, mais de 600 pessoas estiveram em cada Missa, no interior do Santuário, num total de mais de 3 mil pessoas. Os tradicionais pãezinhos de Santo Antônio, mais uma vez, foram destaque dos festejos: mais de 48 mil unidades foram distribuídas no pátio do Santuário.

O ponto alto das celebrações ao Padroeiro de Bento Gonçalves foi a Missa das 15h, com a presença do bispo da Diocese de Caxias do Sul, Dom José Gislon. A celebração aconteceu em frente ao Santuário Santo Antônio, e reuniu as comunidades da Paróquia Santo Antônio com seus estandartes. Além do grande público que ocupou as ruas do entorno da igreja, o Santuário também ficou lotado. Ao final, todos juntos partiram em procissão com a imagem do Padroeiro, com cantos e orações para saudar o santo.

Em sua mensagem inicial, o bispo colocou suas intenções, por intercessão de Santo Antônio. “Trago no altar do Senhor, a vida de todos vocês, o povo de Deus desta cidade, os devotos de Santo Antônio, os festeiros que se dedicaram para concretizar estes festejos, os doentes, os jovens e os desempregados. Diante da ternura e do amor de Santo Antônio para com Jesus, queremos colocar no altar a vida com todas as suas realidades”, pontuou.

Dom José Gislon também recordou os acontecimentos climáticos do Rio Grande do Sul do mês de maio e que impactaram fortemente a cidade de Bento Gonçalves. Ele destacou a solidariedade do povo bentogonçalvense e a generosidade da comunidade. “Queremos elevar nossa prece a Santo Antônio, padroeiro de Bento Gonçalves, para que dê força ao povo desta cidade, povo solidário e fraterno, sobretudo àqueles que perderam entes queridos e seus bens. Que possam, com esperança, reconstruir sua vida e de suas famílias”, salientou.

Já na Missa das 18h, a celebração em ação de graças pelo êxito dos festejos de 2024, o casal coordenador dos festeiros, Iomar e Ana Coser Mazutti, fez o agradecimento a todas as equipes e comissões, patrocinadores e apoiadores que, juntamente com os festeiros e festeiros jovens, concretizaram os festejos de 2024. “Todos juntos, empenhados num mesmo ideal, cada um com sua personalidade, características e qualidades, nos tornamos um grupo forte capaz de comemorar as alegrias e também de se apoiar pra corrigir os erros juntos, sempre que necessário! Juntos vivemos o nosso lema: “Do coração de Santo Antônio brota a fraternidade”, salientou o casal.

Um momento emocionante marcou a conclusão dos agradecimentos: os festeiros, em procissão, conduziram a imagem de Santo Antônio pelo corredor central do Santuário, ao som do hino da 146ª Festa: “A ti, meu Deus”. Enquanto isso, uma chuva de pétalas de flores caiu sobre o andor e os devotos do Padroeiro de Bento Gonçalves.

Antes do anúncio dos festeiros da edição de 2025, o pároco, padre Volmir Comparin, enalteceu todo o trabalho realizado na Paróquia, pelas equipes e comissões. “O que tem de se dizer nesta hora: muito obrigado. Que tudo isso que aconteceu nesta 146ª Festa de Santo Antônio seja entregue nas mãos de Deus. São tantos e belos os sinais de amor pela Igreja e por esta devoção a Santo Antônio. Que todos se sintam agradecidos, porque esta festa foi construída com muitas mãos e muitos corações. E agora nos resta preparar a 147ª Festa do nosso Padroeiro”, finalizou.

Logo depois, foram apresentados os festeiros da 147ª Festa de Santo Antônio, que será realizada em junho de 2025. São eles: Arlindo Rizzardo e Maria de Lourdes Piletti Rizzardo; João Gentilini e Marciana Balbinot Gentilini; Marcelo Falabretti e Maiquele Vogt; Roberto Camargo Meggiolaro Júnior e Cassiane Rossini; Valentim Glanert e Alzira Fávero Glanert; Vilson Franceschini e Jucelaine Casagrande Franceschini.

E, na conclusão da Missa, padre Volmir fez o anúncio do lema da 147ª Festa de Santo Antônio, de 13 de junho de 2025: “Pelo olhar de Santo Antônio contemplamos a criação”, em comunhão com a Campanha da Fraternidade 2025, que irá abordar a encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco.

Edição de 2024 teve o maior alcance da história, pelas redes sociais

Todas as Missas foram transmitidas pelas redes sociais da Paróquia Santo Antônio e milhares de pessoas puderam celebrar a devoção que é a mais antiga da Imigração Italiana, com 146 anos de história, em suas casas. De acordo com o aplicativo de métricas Reportei, a página da Paróquia no Facebook, de 1º de abril a 13 de junho, período em que foram realizadas as visitas, eventos, Trezena e Dia Festivo, alcançou 475.726 contas. O Instagram, no mesmo período, registrou 142.952 visualizações em postagens, stories e reels. E, por fim, o canal do YouTube teve quase 51 mil visualizações.

Além disso, a cobertura de imprensa realizada pelos veículos de comunicação da cidade e da região resultaram em dezenas de matérias, reportagens e posts em redes sociais. A 146ª Festa de Santo Antônio ganhou espaço nacional por meio da TV Pai Eterno, de Goiás, e TV Evangelizar, do Paraná.

Legado de valorização solidariedade e construção de relações de paz

A Festa de 2024, edição de número 146, deixa um legado de partilha e solidariedade. Com o lema “Do coração de Santo Antônio brota a fraternidade”, as equipes e comissões trabalharam para ajudar os fiéis, devotos e todos os que participaram das ações a compreenderem que “todos somos irmãos e irmãs e precisamos de gestos de fraternidade e gentileza”.

Nesse sentido, o resultado do Bingo Beneficente da 146ª Festa de Santo Antônio, realizado em 10 de maio, foi destinado para a campanha Unidos por Bento, capitaneada pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC-BG), com o objetivo de auxiliar no cuidado com a comunidade bentogonçalvense atingida pelas chuvas e deslizamentos. O montante foi de R$ 28.263,28.

Além disso, o rifão do Jantar do Codeguim, realizado em 24 de maio, no valor de R$ 3.100,00, foi repassado ao fundo diocesano para o cuidado e assistência às famílias atingidas pelas chuvas nas cidades que compõem a Diocese de Caxias do Sul.

Essas ações, junto com tapete solidário de Corpus Christi, que arrecadou mais de 2 toneladas de alimentos não perecíveis para a Casa Pão dos Pobres, deram sentido ao vídeo oficial da 146ª Festa de Santo Antônio: um gesto de gentileza e fraternidade gera outros e, assim, com o pouco de cada um a mudança acontece.

 

Visitas de Santo Antônio

O tradicional calendário de visitas de Santo Antônio iniciou no dia 1º de abril com as escolas católicas e seguiu até o dia 09 de junho, com a passagem pela Penitenciária Estadual de Bento Gonçalves. Foi uma peregrinação marcada por 41 momentos de oração nas comunidades, paróquias, santuários e entidades, hospital e a prefeitura municipal, também com um momento com as forças de segurança que atuam em Bento. No mês de maio, em meio à situação das enchentes, a imagem do Padroeiro de Bento visitou o Santuário de Caravaggio e Dom José Gislon presidiu a Missa em oração pelo Rio Grande do Sul.

Coração com as fitinhas de pedidos e agradecimentos

Ao longo das visitas do Padroeiro e também da Trezena de Santo Antônio, um coração cheio de fitinhas chamou a atenção. Para expressar de forma visível o lema: “Do coração de Santo Antônio brota a fraternidade”, a equipe de festeiros e as escolas católicas pensaram nesse símbolo. Desde o mês de abril, mais de 5 mil fitinhas foram amarradas como forma de marcar os pedidos de graças e a gratidão à intercessão de Santo Antônio. Num gesto de respeito e oração, a penúltima noite da Trezena, 11 de junho, marcou a presença da Pastoral Carcerária na Missa. Ao final, as agentes depositaram junto ao coração as fitas com os pedidos dos irmãos visitados na Penitenciária.

Tradicionais pãezinhos de Santo Antônio

Um dos costumes mais antigos da devoção a Santo Antônio é a bênção e distribuição dos pãezinhos. A Paróquia Santo Antônio, neste ano, distribuiu 6 mil pãezinhos nos dias anteriores à festa, que foram abençoados em cada noite da Trezena, além de mais de 48 mil pãezinhos nas celebrações do Dia Festivo, abençoados às 06h30min pelo pároco, padre Volmir Comparin. Também foram entregues nas visitas e aos encarcerados da Penitenciária.

Procissão Luminosa e abertura da Pré-Jornada Diocesana da Juventude marcaram atividades juvenis

Construída em conjunto entre a equipe de festeiros, coordenação da Catequese da Paróquia Santo Antônio, direção das escolas de inspiração católicas de Bento Gonçalves e Setor Juventude da Diocese de Caxias do Sul, uma procissão luminosa mobilizou mais de 2,2 mil pessoas em 11 de março. A atividade também deu abertura à preparação da Jornada Diocesana da Juventude (JTchêJ), que vai acontecer em Bento Gonçalves no dia 31 de agosto. Além dessa programação, o grupo de trabalho desenvolveu um material específico para o trabalho da devoção ao Padroeiro com a Catequese, possibilitando a entrega de cartões pintados e decorados pelos catequizandos às pessoas que participaram das visitas nas comunidades.

Desfile no Bento em Vindima

Por iniciativa da Secretaria Municipal de Turismo, a comissão de festeiros da 146ª Festa de Santo Antônio também participou do desfile do Bento em Vindima, no mês de janeiro. A atividade também colaborou com a integração dos festeiros com a comunidade e a divulgação dos festejos de Santo Antônio.

Ação entre Amigos da 146ª Festa de Santo Antônio

Há vários anos, a Paróquia realiza a Ação entre Amigos, com o objetivo de arrecadar fundos para investir em atividades pastorais e também na construção de novas igrejas, nas comunidades. Neste ano, como nas últimas edições, serão vendidas cartelas com dois números ao valor de R$ 10,00, concorrendo aos seguintes prêmios:

1º Prêmio: Fiat Argo 1.0 | 0Km | Ano/modelo 2023/2024

2º Prêmio: Honda Biz | 0Km | Ano 2024

3º Prêmio: Persiana, tapete, cortina de linho e rolo de papel de parede

4º Prêmio: Cozinha completa, com oito módulos

5º Prêmio: Colchão com magnetoterapia e infravermelho-longo

Na data de 17 de agosto acontecerá o sorteio da Ação entre Amigos, por meio de extração pela Loteria Federal e no dia 31 de agosto será feita a entrega dos prêmios. As cartelas podem ser adquiridas em frente ao Santuário Santo Antônio, na Secretaria Paroquial, com os casais festeiros, e também serão comercializadas na Expobento e Fenavinho.