5 práticas de diálogo que podem aprimorar seus relacionamentos

2015-04-10_190211

A romancista e crítica literária britânica Rebecca West uma vez afirmou que as conversas são, na verdade, monólogos intercalados, onde as palavras das pessoas apenas se cruzam, sem qualquer comunicação profunda. Estudos recentes, no entanto, desafiam essa visão, sugerindo cinco hábitos de conversa que podem aprimorar nossas relações interpessoais.

Estabelecer um diálogo enriquecedor e significativo é uma habilidade que pode aprimorar nossas relações interpessoais. Com base em estudos recentes, cinco hábitos se destacam como poderosos propulsores para uma comunicação efetiva:

  1. Prática de fazer perguntas: Segundo pesquisas da Professora Karen Huang da Universidade de Georgetown, o hábito de formular perguntas – particularmente aquelas que procuram aprofundar um tema já discutido – é uma maneira eficaz de demonstrar envolvimento e gerar conexão. As perguntas, por sua natureza, indicam que estamos prestando atenção e desejamos entender mais profundamente o ponto de vista do outro.
  2. Fomento à empatia: Nicholas Epley, professor da Universidade de Chicago, destaca a importância de cultivar a empatia, colocando-se no lugar do outro e abandonando o egocentrismo. Apesar de sermos inclinados a interpretar o mundo a partir de nossas próprias experiências, é essencial resistir a esse impulso para evitar suposições equivocadas sobre os sentimentos e pensamentos alheios.
  3. Valorização da familiaridade: A pesquisa do psicólogo Gus Cooney da Universidade da Pensilvânia sugere que as pessoas tendem a se engajar mais em conversas sobre tópicos familiares. Isso acontece porque a familiaridade permite ao ouvinte preencher lacunas de informação, o que torna a comunicação mais fácil e fluida.
  4. Profundidade no diálogo: Não se deve evitar a profundidade em uma conversa. Conversas sobre experiências humanas compartilhadas podem ser ricas e gratificantes, oferecendo uma oportunidade para explorar pensamentos e sentimentos mais profundos. Epley afirma que a maioria das pessoas aprecia essas conversas mais substanciais, mesmo com completos estranhos.
  5. Honestidade respeitosa: Emma Levine, da Universidade de Chicago, e Taya Cohen, da Universidade Carnegie Mellon, conduziram um estudo que reforça a importância da honestidade respeitosa. Seu experimento demonstrou que a honestidade, mesmo que desconfortável, pode fortalecer relações ao transmitir uma sensação de confiança e autenticidade.

Investir nesses cinco hábitos de conversação pode não apenas melhorar suas relações, mas também transformar a maneira como você se comunica e se conecta com as pessoas ao seu redor.