Lista traz recursos presentes em aparelhos atuais das principais fabricantes para melhorar a imagem da TV da sua casa
A resolução é um dos principais elementos da ficha técnica de uma smart TV. No entanto, nem sempre aproveitamos todo o potencial do aparelho para ter a melhor qualidade da imagem possível — isso porque muitos ajustes de fábrica, na verdade, atrapalham o desempenho da tela. Contudo, com simples alterações, é possível otimizar a qualidade do seu televisor.
Na lista abaixo, mostramos cinco configurações nas quais você pode mexer para aproveitar todo o potencial de sua TV e ter imagens mais nítidas. Os recursos estão presentes em praticamente todos os modelos atuais das principais fabricantes, como LG, Samsung e Sony.
1. Desative a economia de energia
Como o nome já diz, o modo de economia de energia faz sua smart TV gastar menos, o que é bom para reduzir o consumo de luz. A questão é que ela consegue fazer isso diminuindo o brilho da tela, o que tem impacto negativo na qualidade da imagem e torna mais pobre a experiência de quem assiste ao televisor.
Por isso, se você quer ter o máximo de nitidez, o ideal é desativar a economia de energia. A opção pode ficar nas configurações de imagem, como no caso das TVs LG, ou nos ajustes de energia, como acontece em aparelhos Samsung e Sony.
2. Desligue o realce de contorno
Quase todas as smart TVs trazem um ajuste chamado realce do contorno ou aprimoramento de borda. Ele destaca os limites entre dois elementos na tela, tornando-os, teoricamente, mais realistas.
O problema é que trata-se de um efeito realizado pelo processador, semelhante a um filtro. Na prática, ele não consegue efetivamente melhorar a resolução das imagens, e pode fazer com que elas ganhem um ruído indesejado. Via de regra, é melhor deixar a função desligada. Para isso, entre nas configurações de imagem ou de tela. O recurso frequentemente está nas opções avançadas e vem ativado por padrão.
3. Aumente a resolução
A resolução é um dos fatores principais que nos levam a comprar uma smart TV. No entanto, a qualidade máxima nem sempre vem configurada de fábrica. Muitas vezes, as marcas deixam por padrão uma resolução inferior, que consome menos recursos e é processada mais rapidamente.
Para mudar isso, entre nos ajustes avançados de imagem e procure pela opção de resolução. Ela pode vir com as especificações em pixels ou com indicações em níveis, como alta, média e baixa.
4. Mude a temperatura de cor
A temperatura de cor interfere nas fontes de luz do display. Quanto mais fria a temperatura, mais azulada a imagem será; quanto mais quente, mais puxada para o amarelo.
É comum que as fabricantes deixem a temperatura no espectro mais frio, mas você pode corrigir isso e ajustar conforme seu gosto. Entre nas configurações de imagem, acesse os recursos avançados e busque pela opção de temperatura. O ajuste normalmente é feito em uma barra de nível, como a de volume.
5. Use os modos de imagem corretos
Por fim, as smart TVs vêm com modos de imagem como esportes, jogos e filmes. Cada predefinição traz especificações de brilho, temperatura, contraste e outros ajustes adequados para cada tipo de uso. Por exemplo, o modo de jogos, comum em televisores mais atuais, otimiza o tempo de resposta do televisor à taxa de quadros do console, tornando a jogatina mais fluida.
Aproveite esses modos e altere-os de acordo com o que está vendo. Normalmente, a mudança pode ser feita por meio de um atalho na tela principal do televisor, sem necessidade de entrar nas configurações gerais.