4 de outubro, dia dos animais e de São Francisco de Assis

2015-04-10_190211

Data, comemorada mundialmente existe para conscientizar sobre a importância de preservar a vida de todas as espécies

Pesquisa revela que 54% dos entrevistados adotaram algum bichinho nos primeiros tempos de pandemia. O levantamento com abrangência nacional foi feito com 2.665 indivíduos.

O crescimento da presença de cães, gatos, aves e algumas espécies exóticas no cotidiano das famílias é explicado pelo maior tempo em casa, associado ao desejo de ter uma companhia. Entre os entrevistados, 19% nunca tiveram um pet antes, 50% já eram tutores e resolveram adotar mais e 31% já tiveram animais de estimação no decorrer da vida.

Um dado interessante da pesquisa é que as ONGs, que estão cada vez mais em alta, estiveram na preferência dos novos tutores. Ao menos 31% disseram ter ido em busca de um animal nesse tipo de organização. Outros 43% resgataram bichos na rua e 32% acolheram um pet proveniente de outra família.

Por outro lado, um levantamento da Ampara Animal (Associação de Mulheres Protetoras dos Animais Rejeitados e Abandonados), feito em 92 abrigos de 12 estados, mostrou que o abandono de animais domésticos cresceu de 60% a 70% entre julho de 2020 e fevereiro de 2021 (em comparação com 2019).

O fato é que manter um pet é um compromisso. Essa é a recomendação que deve ser lembrada sempre. Afinal, mais do que abrigo, é importante proporcionar cuidados que envolvam alimentação, higiene, vacinas, medicamentos e consultas com o veterinário. O segmento pet hoje é um dos que mais crescem no País para atender às mais diversas necessidades da bicharada.

Em meio a tudo isso, os médicos veterinários têm buscado cada vez mais especialização para proporcionar o melhor atendimento aos seus pacientes. Especialidades que, há até bem pouco tempo, estavam disponíveis somente para humanos, hoje já podem ser aplicadas no tratamento dos pets. Entre elas estão as cirurgias minimamente invasivas, os diagnósticos com recursos de imagem e os medicamentos manipulados de acordo com as necessidades do cão ou gato.

 

São Francisco de Assis Protetor dos animais

Muitos uniram-se a ele e seguiram seus passos, vivendo de esmola, pregando e consolando os doentes. No final de sua vida, São Francisco recebeu em seu corpo os estigmas de Cristo e veio a falecer em 4 de outubro de 1226, data em que é celebrado. Foi canonizado aproximadamente 2 anos depois, pelo papa Gregório IX.

Em 1182, com o nome Francesco Bernardone, nasceu na Itália, mais precisamente na cidade de Assis, aquele que viria a se tornar famoso como o protetor dos ambientalistas, dos animais, dos humildes e dos puros de coração.

 

Oração de São Francisco

“Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz. Onde houver ódio, que eu leve o amor; onde houver ofensa, que eu leve o perdão; onde houver discórdia, que eu leve a união; onde houver dúvida, que eu leve a fé; onde houver erro, que eu leve a verdade; onde houver desespero, que eu leve a esperança; onde houver tristeza, que eu leve alegria; onde houver trevas, que eu leve a luz. Ó mestre, fazei que eu procure mais consolar que ser consolado; compreender que ser compreendido; amar que ser amado. Pois é dando que se recebe, é perdoando que se é perdoado e é morrendo que se vive para a vida eterna.”

 

Prece a S. Francisco de Assis

“Ó glorioso São Francisco, santo da simplicidade, da alegria e do amor, que no Céu contemplais as infinitas perfeições de Deus, lançai sobre nós um olhar cheio de benignidade e socorrei-nos eficazmente nas nossas necessidades espirituais e temporais. Rogai ao nosso Criador que nos conceda as graças que solicitamos e, para melhor merecê-las, inflamai o nosso coração de amor a Deus e a nossos irmãos. São Francisco de Assis, rogai por nós.”