37ºC e 11ºC no mesmo dia no Rio Grande do Sul

2015-04-10_190211

Temperatura na tarde desta terça-feira variou impressionantes 26ºC entre o Sul e o Noroeste do estado gaúcho

A temperatura chegou a variar 26ºC na tarde de hoje de uma região para a outra do Rio Grande do Sul. Quem estivesse no Noroeste e no Norte do estado enfrentava calor intenso típicos dos meses de verão ao mesmo tempo que na Metade Sul as marcas recordavam mais uma tarde fria de junho ou julho.
A temperaturas às 15h em estações automáticas particulares e da Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul era de 35ºC em Sarandi e Horizontina; 34ºC em Tenente Portela e Chapada; 33ºC em Pontão, Coxilha e São José do Ouro; 32ºC Ronda Alta e Almirante Tamandaré do Sul; 31ºC em Lagoa Vermelha, Ijuí, Coronel Bicaco e Quatro Irmãos; e 30ºC em Muitos Capões. Na mesma hora, a temperatura era de 11ºC em Pedras Altas; 12ºC em Dom Pedrito, Piratini, Herval, Lavras do Sul e Canguçu; 13ºC em Pelotas, Livramento, Encruzilhada do Sul, Bagé, Pinheiro Machado, Caçapava do Sul e Cachoeira do Sul. A maior temperatura no estado ocorreu hoje em Santa Rosa com 37ºC na estação do bairro Planalto, mas depois deste horário entrou em declínio. No momento em que os termômetros marcavam 37ºC na cidade do Noroeste, a temperatura estava entre 11ºC e 12ºC em cidades do Sul do estado. O contraste se explica porque há uma frente semi-estacionária há dias sobre o estado que divide ar mais frio do Sul e a excepcionalmente quente massa de ar que cobre o Paraguai, Norte da Argentina e grande parte do Brasil.

O Norte gaúcho sofre os efeitos desta massa de ar muito aquecida. Justamente o bloqueio atmosférico do ar quente manteve a instabilidade retida entre o Oeste, o Sul, o Centro e o Leste gaúcho com muita chuva nesta primeira metade da semana.

Hoje, a instabilidade se acentuou com um centro de baixa pressão. Nesta quarta, porém, o avanço de ar frio rompe o bloqueio e a temperatura declina no Norte gaúcho.