36% das pessoas de 18 a 24 anos não trabalham nem estudam no Brasil, diz pesquisa

2015-04-10_190211

O número equivale ao dobro da média registrada em países membros da OCDE.

O Brasil foi eleito o segundo país com a maior proporção de jovens, com idade entre 18 e 24 anos que não  têm trabalho nem conseguem continuar os estudos. Cortes na educação e desemprego foram as principais razões para este índice.

De acordo com o relatório Education at a Glance 2022, da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), divulgado na segunda-feira (3), 35,9% dessa população estão nessa situação.

A pesquisa indica que esse número equivale ao dobro da média registrada em países membros da OCDE: 16,6% de pessoas dessa faixa etária.

O relatório avaliou a situação do ensino superior e emprego dos 38 países membros da OCDE, que apontou a África do Sul em primeiro lugar, com 46,2%. A Holanda tem apenas 4,6% dos jovens que não estudam ou trabalham.

Das pessoas que estão sem emprego e sem trabalhar no Brasil, 5,1% estão nessa situação há mais de um ano. Isso representa alto percentual de pessoas excluídas do processo de transição dos estudos para a vida profissional. Ainda de acordo com a pesquisa, este fator e pode causar um risco maior da população se distanciar cada vez mais do mercado de trabalho.