Em seu emocionado discurso de abertura a presidente apresentou números para reforçar a relevância do maior festival de danças do RS no cenário da cultura
Considerado um dos principais festivais de dança do país no gênero e o maior do Estado do Rio Grande do Sul, abriu oficialmente ontem à noite, 20, as apresentações do concurso do 29º Festival Bento em Dança .
Com a presença de autoridades e convidados, a presidente da Fundação Bento Em Dança, Erci Grapiglia abriu o concurso externando gratidão: “ Hoje a emoção de estar aqui, diante de vocês é diferente – admitiu -. Estou aqui para agradecer a todos por podermos voltar, depois de dois anos de interrupção. Esta edição é mais significativa, pois podermos voltar aos palcos, mesmo com números menores, o sentimento que tenho é de grandiosidade”, destacou a presidente.
“Afinal são 29 edições de um festival que tem números fantásticos: pelos palcos do Bento em Dança em 28 edições anteriores ,passaram mais de 150 mil bailarinos de 20 países, produzimos mais de 58 mil horas de espetáculos, apresentamos mais de 21 mil coreografias, proporcionamos mais de 600 oficinas e quase 700 horas/aula de aprimoramento com professores renomados no cenário nacional e internacional da dança, também oferecemos mais de 600 bolsas de estudos e, o mais significativo – enfatizou -, apresentamos mais de 230 noites de espetáculos”.
“Por todo este trabalho em prol da dança, que nos fizeram chegar aqui, nesta noite, e darmos início ao 29º concurso com mais de 500 coreografias,o sentimento é de gratidão”, revelou Erci Grapiglia em seu discurso emocionado, para prometer que a equipe do Bento em dança, juntamente com professores, jurados e bailarinos farão desta edição, “o mais emocionante e melhor espetáculo de dança do Estado do Rio Grande do Sul”.
“Este será o melhor, porque superamos todas as adversidades. Mas só chegamos aqui, porque temos o apoio das escolas, bailarinos, colaboradores, imprensa, e patrocinadores, que confiam no nosso propósito e apoiam a dança”, revelou a presidente, para concluir: “meu coração transborda por estar à frente deste Festival há 29 anos. É uma vida dedicada à dança. Então, o Bento Em Dança é por vocês, e para vocês”, despediu-se.
O 29 Festival Bento em Dança tem o financiamento pró-cultura Governo do Estado do Rio Grande do Sul, e patrocínio de Todeschini, Italínea, Supermercado Grepar, Dalmóbile e o apoio da Secretaria de Cultura de Bento Gonçalves
Programação
DIA 21:
19:00 – CLÁSSICO
20:05 – CONTEMPORÂNEO 21:20 – JAZZ
DIA 22:
17:00 – CLÁSSICO
18:10 – JAZZ
19:40 – CONTEMPORÂNEO 20:20 – DANÇAS URBANAS / POPULARES / SAPATEADO
DIA 23:
17:00 – CLÁSSICO
17:30 – JAZZ
18:10 – CONTEMPORÂNEO
18:35 – DANÇAS URBANAS / POPULARES / SAPATEADO
Serviço
Concurso
Na noite de 21 os dançarinos se apresentam para o concurso, a partir das 19h. Já nos dias 22 e 23 o concurso inicia às 17h, sempre no anfiteatro da Casa das Artes ( rua Herny Hugo Dreher, 127, no bairro Planalto).
Mostra e Batalhas
Apresentações de vários grupos e diversos estilos de dança, além da Mostra Aberta acontecem nos palcos da Rua Coberta, (nos fundos da Casa das Artes) de 20 a 23 de outubro. No domingo, último dia, estão programadas as tradicionais batalhas de danças.
Premiações
No final de cada noite de apresentações do concurso haverá premiação e, no último dia do Festival, as melhores notas de grupo concorrem ao prêmio de R$ 4 mil.