Volta às aulas da educação infantil de escolas particulares acontece nesta terça-feira, 8

2015-04-10_190211

Segundo a prefeitura, foram ao menos 18 escolinhas que voltaram ao funcionamento

De acordo com o cronograma apresentado no dia primeiro de setembro, pelo Governo do Estado, hoje, terça-feira, 8, inicia a retomada gradual das aulas, para escolas particulares de educação infantil. A volta, está liberada apenas para regiões em bandeira amarela ou laranja há pelo menos duas semanas. 18 escolas abriram em Bento Gonçalves, que está na lista de regiões aptas para a retomada. 256 professores, diretores e funcionários foram testados pela secretaria de saúde. 

O processo está acontecendo de maneira eletiva, nenhum município é obrigado a exigir a volta às aulas, de mesma forma que os pais podem decidir entre levar ou não os filhos de volta para as atividades, lembrando que o material e as aulas devem estar disponíveis também pelo meio digital. Ao todo no estado, são pelo menos 9 municípios que optaram pela retomada hoje, mesmo que a grande maioria tenha recuado e decidido continuar com as escolas fechadas.

Saiba como está acontecendo a retomada nas escolas

Na escola de educação infantil Sol do Amanhecer, a retomada das aulas acontece a partir desta tarde. A diretora, Cleide Roiga confirma que são esperados 26 dos 50 alunos, e que todos os professores e funcionários foram testados no último sábado, 5. A escola também passou por vistoria. Cleide diz que a maioria das crianças que voltaram para as atividades possuem familiares morando em outras cidades, e os pais não têm com quem deixá-las durante o trabalho,obrigando os pequenos a ficarem com cuidadoras, também conhecidas como crecheiras. 

A escolinha Officina da Criança está trabalhando com turmas de 5 alunos por turmas, que correspondem aos 50% exigidos. A adesão dos pais foi grande, já que todos pediram pela retomada. Já na escola Anjos do Arco-Íris, que também retoma as atividades no turno da tarde, são esperadas entre 20 e 30 crianças. 

Na escola Pedacinho do Céu, a retomada aconteceu com apenas 5 alunos, que representa menos dos 50% da capacidade da escola. A carga horária também diminuiu, indo até as 17h45. Já na Verde Canela as atividades retornaram com 20 alunos em tempo integral, mas a instituição está se organizando para poder receber mais, dentro das normas estabelecidas.

Quais são as regras a serem seguidas por pais, alunos e instituições?

Para a retomada ser possível, as instituições tiveram que apresentar um plano de contingência, para o Centro de Operações de Emergência em Saúde para a Educação (COE-Escola), cumprindo todos os protocolos, cinco dias antes da volta, para terem tempo de se adequarem à mudanças. Segundo protocolo disponibilizado pelo governo estadual, algumas regras devem ser seguidas em diferentes setores. 

O transporte escolar pode circular com apenas 50% da capacidade, mantendo a distância entre as crianças. Álcool gel deve ser de fácil acesso por todos, e a limpeza do veículo com álcool 70% deve ser feita frequentemente. Os pais também devem ficar atentos, pois é necessária a entrega de um atestado comprovando a ausência de sintomas gripais. 

Já na chegada à escola, a própria instituição deve estipular horários diferenciados para as turmas e alunos não causarem aglomeração. Os pais não podem entrar na escola, e a temperatura de todos deve ser medida. 

Dentro da sala de aula, é permitido que apenas 50% dos alunos estejam presentes, sendo separados em um distanciamento de no mínimo um metro e meio entre as crianças, de preferência sempre os mesmos grupos, para um melhor monitoramento. O uso de máscara é obrigatório à todos o tempo inteiro. No momento de refeição, é necessário que este distanciamento aumente para dois metros. Uma dica é prezar por alimentos práticos, que não exigem muito tempo e dificuldade para comer. 

Em qualquer caso de testagem positiva, de professor ou funcionário, o profissional é encaminhado para tratamento e isolamento. 

Foto: Escola Pedacinho do Céu