Você sabia que os cães são como um espelho? Eles imitam a nossa personalidade

2015-04-10_190211
Os cães têm vivido com o homem há mais de 30 mil anos, e eles são sensíveis aos estados emocionais de seus donos. No estudo tanto donos, como cachorros, influenciaram seus respectivos mecanismos de imitação.

Uma pesquisa feita por cientistas austríacos afirma algo que já desconfiamos há muito tempo: os cães desenvolvem uma personalidade parecida com a de seus donos.
Alguns animais expressam a ansiedade e a negatividade dos humanos, enquanto cães tranquilos e amigáveis conseguem ajudá-los a lidar melhor com o estresse. Pesquisadores fizeram testes com mais de cem cachorros, acompanhados de seus donos. Durante as análises, mediram batimentos cardíacas e a resposta deles relacionada a ameaças, considerando o hormônio que causa o estresse, coletaram amostras de saliva para avaliar os níveis de cortisol no corpo, que é o responsável por estimular a imunidade e reduzir inflamações. Já os donos foram avaliados de acordo com cinco características básicas de personalidade: neuróticos, extrovertidos, abertos às experiências, afáveis e conscientes. A personalidade dos cachorros foi avaliada por meio de um questionário aplicado a seus donos.

Eles imitam nossas emoções
Os cães têm vivido com o homem há mais de 30 mil anos, e eles são sensíveis aos estados emocionais de seus donos. No estudo tanto donos, como cachorros, influenciaram seus respectivos mecanismos de imitação. Mas o ser humano se mostrou mais influente do que o cão.
De acordo com a nova pesquisa, eles conseguem captar a informação emocional das pessoas e ajustar seu comportamento de acordo com ela.
Quando você está triste ele fica quieto em um canto ou tenta te deixar feliz. Se você estiver irritado demais, ele sabe que não deve aparecer devido ao nível de estresse ou até mesmo tenta te distrair do que te deixa angustiado. Assim como quando os animais agem de forma diferente, nós tentamos descobrir o que é alegrando-o ou dando petiscos, levando ao veterinário ou às vezes para passear. Então, se somos “espelhos” para os nossos animais, é importante prestar atenção na forma como agimos para não prejudicarmos a saúde dos nossos pets. Pense nisso!