Você já ouviu falar sobre a doença da pulga?

2015-04-10_190211

Praticamente, todos os tutores de cães ou gatos já se depararam, em algum momento, com algum desses insetos caminhando pelo animal de estimação, mas poucos sabem que eles causam muito mais do que coceira e desconforto.
No caso dos felinos, além de problemas dermatológicos (como a dermatite alérgica) a presença desse ectoparasita na pelagem do animal pode trazer outros malefícios para a saúde deles, como a hemobartonelose.

Mas afinal: O que é Hemobartonelose?
Também conhecida como anemia infecciosa felina — é uma doença causada por um parasita que habita o organismo de pulgas e carrapatos. No caso dos gatos, a principal e a mais frequente causa da enfermidade é a picada das pulgas.
Os sintomas podem variar de intensidade e nem todos os felinos acometidos pela doença apresentarão todos os sinais.
Os mais comuns são: corrimento nasal; diarreia; queda de pêlos; redução parcial ou total do apetite; emagrecimento súbito; sangramento nasal ou presença de sangue na urina; febre; falta de ânimo e de energia; fraqueza; dores articulares; amarelamento da pele, mucosas e olhos; palidez nas mucosas; petéquias (pontos avermelhados pelo corpo). O diagnóstico é feito através de exame clínico e exames complementares para a confirmação do diagnóstico. A forma mais eficaz de prevenir a doença da pulga é evitando que elas e os carrapatos se aproximem do animal.

 

Palavra do nosso colunista João Vicente Luiz Dias, Médico Veterinário | Especialista em Clínica Médica e Cirurgia de Pequenos animais, Aperfeiçoamento em Diagnóstico por Imagem, Enfase em Radiologia e Ultrassonografia