Vigilância ambiental alerta sobre proliferação do mosquito Aedes Aegypti na cidade

2015-04-10_190211
Pneus com água parada devem ser esvaziados, evitando que as larvas se desenvolvam

Em dezembro foram contratados 15 agentes de endemias para realização do trabalho

A Vigilância Ambiental de Bento Gonçalves intensifica o trabalho de prevenção do mosquito Aedes Aegypti em bairros da cidade. De acordo com a coordenadora do Programa de combate a dengue no município, Analiz Zattera, em dezembro foram contratados 15 agentes de endemias para realização do trabalho, além da atuação dos agentes comunitários, que segundo ela, trabalham em seus respectivos bairros.
“Os agentes trabalham orientando os munícipes e procurando focos do inseto. Quando necessário também é realizada aplicação de larvicida em depósitos de água que não podem ser removidos. É essencial que os agentes sejam recebidos para realizarem seu trabalho nos imóveis”, explica.
Bento Gonçalves é um dos municípios da Serra infestados pelo mosquito Aedes Aegypti, necessitando de um trabalho ainda mais avançado para combater o mosquito.
“Realizamos o trabalho denominado LIRA (levantamento de infestação rápida de Aedes aegypti em outubro que é obrigatório para os municípios infestados como Bento Gonçalves e o resultado foi satisfatório mostrando que a infestação por este mosquito está controlada. Mas devemos manter o hábito de acondicionar corretamente nossos rejeitos recicláveis e observar locais com água parada no meio ambiente pois a proliferação do mosquito pode ser muito rápida em condições favoráveis”, alerta.

Os cuidados com o mosquito
Ainda segundo Analiz, o controle do Aedes aegypti é bastante fácil e cada morador pode realizá-lo observando nos arredores da sua casa e no seu trabalho se existe água parada e lixo reciclável no meio ambiente.
“Uma revisão por semana nestes locais é suficiente para evitar a proliferação do mosquito e também impedir a aproximação de outros animais indesejados como baratas, escorpiões, ratos”, diz.

Principais dicas
Tampar caixas de água, desentupir calhas, evitar lixo reciclável em locais inadequados, colocar pneus em locais cobertos, evitar tanques e tonéis para armazenamento de água que não tenham proteção, ralos que acumulam água devem receber tela anti mosquito ou ser tratados com água sanitária. As larvas dos mosquitos encontradas em depósitos com água podem ser eliminadas pelo próprio morador, que deve virar o recipiente para que a água escorra para o chão. As larvas morrem em local seco.