Venda de lote de remédio e desodorante proibida pela Anvisa

2015-04-10_190211
Anvisa determinou apreensão e inutilização do lote do medicamento falsificado, à base de sibutramina - uma das substâncias mais usadas para emagrecimento no país

Agência determinou que as duas empresas responsáveis recolham estoque dos produtos disponíveis no mercado

 

Na última terça-feira, a Anvisa determinou a suspensão da fabricação, venda, distribuição e divulgação do desodorante Florsoll Roll On Lavanda, produzido pela empresa Gleismi Indústria de Cosméticos Ltda, por “ausência de notificação ou registro sanitário”. No mesmo dia, outra resolução definiu a apreensão e inutilização de todos as unidades de um lote clandestino (1310710-4) do medicamento Biomag 15mg (cloridrato de sibutramina), por se tratar de um caso de falsificação.
Segundo a empresa que fabrica o remédio, o lote foi produzido clandestinamente e não possui registro. Em nota publicada em seu site, a Avisa afirma que o Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A . – que detém o registro do produto – informou que não fabricou esse lote (1310710-4 com validade 10/2018) e caracteriza o caso como uma cópia ilegal do produto mencionado.
Vale lembrar que a sibutramina – lançada em 1998 – é uma das substâncias mais usadas para emagrecimento no país, e age no cérebro estimulando a ação de serotonina e noradrenalina, neurotransmissores associados à sensação de saciedade. Além disso, a medicação ativa a liberação do neurotransmissor adrenalina, uma espécie de acelerador do metabolismo. Entre os seus efeitos colaterais estão ansiedade, impaciência, aumento dos riscos cardiovasculares e insônia.