Vale dos Vinhedos comemora o dia do Vinho com extensa programação

2015-04-10_190211

O Dia do Vinho chega ao décimo ano consecutivo, se expandindo para novas regiões e passa a se chamar Dia do Vinho Brasileiro. Neste ano, municípios e empreendimentos dos estados de Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina passam a integrar a série de ações simultâneas que ocorrerão entre 17 de maio e 2 de junho de 2019. Eles se juntam às demais regiões produtoras do Rio Grande do Sul, Bahia e São Paulo.
O presidente do Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (Segh) – Região Uva e Vinho, Vicente Perini, afirma que os 10 anos de Dia do Vinho merecem ser festejados porque o evento abriu um novo período de incremento no fluxo turístico, inicialmente na Serra Gaúcha, e que está se expandindo para outras regiões do país. “Temos um aumento médio entre 10% e 15% na ocupação hoteleira, boa movimentação nos restaurantes e em outros atrativos turísticos que fazem destas duas semanas uma das melhores épocas para o setor”, informa.
Oscar Ló, presidente do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), destaca a visibilidade tanto dos destinos enoturísticos como do próprio vinho brasileiro após 10 edições. O dirigente acredita que a série de ações acabou incentivando a realização de eventos pelas prefeituras e associações que acabam complementando as atrações no período. “Iniciamos com descontos em produtos até chegarmos ao desenvolvimento de atrações específicas para o Dia do Vinho. Em 2019, completando uma década, podemos brindar a chegada de novos roteiros e a consolidação de regiões já conhecidas. Todo esse movimento é importante para ampliarmos a cultura do vinho no país e a promoção do turismo de experiência”, sinaliza.

Vale dos Vinhedos
O Dia do Vinho chega ao décimo ano consecutivo, se expandindo para novas regiões e passa a se chamar Dia do Vinho Brasileiro. Neste ano, municípios e empreendimentos dos estados de Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina passam a integrar a série de ações simultâneas que ocorrem entre 17 de maio e 2 de junho de 2019.
Dentre as regiões participantes desde a primeira edição, está o Vale dos Vinhedos, principal destino de enoturismo no Brasil, reconhecido como Denominação de Origem de Vinhos. Descontos em compra de produtos no varejo, degustações especiais e em barrica, degustações verticais, passeios de trator e experiências diferenciadas ao pôr do sol, cursos variados e até taça de vinho suco como cortesia em refeição são algumas das atrações do Vale dos Vinhedos para o período.
As nuances do terroir do Vale dos Vinhedos se traduzem em vinho e poesia no cuidadoso trablho das suas muitas vinícolas. Administradas pelas próprias famílias fundadoras, que acompanha cada etapa do processo de elaboração, as vinícolas boutiques do Vale possuem rótulos únicos, com sabores e aromas que não são encontrados em nenhum outro lugar do mundo
Entre a lista de atrações sensoriais estão cursos de degustações especiais na Vinícola Aurora e Casa valduga ( harmonização entre queijos e vinhos); Degustação de vinhos em Barrica na Vinhos Larentis, harmonização de chacrutaria e vinhos na Pizzato Vinhas e Vinhos, descontos especiais em todos os restaurantes do Vale dos vinhedos, passeio de trator até os vinhedos, brinde de espumante, visitação, degustação em vinícolas, Curso de Harmonização de queijos e vinhos; s experiências através da degustação de vinhos e espumantes em diferentes etapas de elaboração. Conhecendo as características de um vinho durante sua maturação, degustando diretamente das barricas de carvalho, e de premiados espumantes, durante sua evolução em cave subterrâneas, além do Filó com tábuas de copa, queijo e salame; pão colonial e recheado; cucas de frutas; conservas de ovos de codorna, azeitona, pepinos. Além de risoto italiano; macarrão a bolognesa; polenta na chapa com e sem queijo; sagu; creme confeiteiro; abóbora em calda.
Dentre as atrações musicais estão as apresentações g ratuitas, de pianista e o Coral Vale dos Vinhedos, nos dias 18/05, 16h – Praça Padre Rui Lorenzi – em frente a Igreja Cristo Rei, em Bento Gonçalves. 26/05, 15h – Praça Achyles Mincarone – a da “igreja redonda”, em Bento Gonçalves. 01/06, 15h – Via del Vino, centro de Bento Gonçalves.