Vacinação contra a poliomielite alcança 87,1% da cobertura no município

2015-04-10_190211
Vacina é disponibilizada gratuitamente e está no calendário do Ministério da Saúde

A imunização contra a Poliomielite alcançou 87,1% das crianças em Bento Gonçalves em 2018, de acordo com dados divulgados na quinta-feira (05). Em 2017, conforme levantamento, foram imunizadas 1.424 crianças, ou seja, 92,59% de cobertura em Poliomielite. Foram aplicadas o total de 4.273 doses, sendo que estas representam as três doses que cada criança deve tomar até os seis meses. Todas as crianças devem ser vacinadas contra a Poliomielite no segundo, quarto e sexto mês de vida. As vacinas estão disponíveis gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde e no Centro de Referência Materno Infantil.

Poliomielite
A poliomielite ou “paralisia infantil” é uma doença infecto-contagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito. O déficit motor instala-se subitamente e sua evolução, freqüentemente, não ultrapassa três dias. Acomete em geral os membros inferiores, de forma assimétrica, tendo como principal característica a flacidez muscular, com sensibilidade conservada e arreflexia no segmento atingido.

Transmissão
A transmissão ocorre por contato direto pessoa a pessoa, pela via fecal-oral (mais frequentemente), por objetos, alimentos e água contaminados com fezes de doentes ou portadores, ou pela via oral-oral, através de gotículas de secreções da orofaringe (ao falar, tossir ou espirrar). A falta de saneamento, as más condições habitacionais e a higiene pessoal precária constituem fatores que favorecem a transmissão do poliovírus.