Usos medicinais da cânfora

2015-04-10_190211

A cânfora tem uma aparência de cera branca, que pode ser vendida em forma de cubos, comprimidos, óleo ou até mesmo pó. Os chineses e alguns povos indígenas usavam e abusavam das propriedades medicinais dessa substância, tratando doenças e inserindo em ritos religiosos.

1. Coceira na pele
A cânfora será absorvida pela pele, aliviando a coceira. Você deve misturar um copo de óleo de coco e uma colher (chá) de cânfora esmagada. Aplique a mistura na área afetada 1 ou 2 vezes ao dia. Também é possível passar o óleo de cânfora.

2. Clareamento da pele
Ela ajuda a nos livrar do acúmulo de bactérias, muitas vezes, a causa de acnes, e nos beneficia como agente anti-infeccioso. Tudo o que você precisa é misturar duas gotas de óleo essencial de tea tree com um pouco de cânfora esmagada. Feito isso, pegue um pedaço de algodão, molhe na mistura e aplique na pele.

3. Tratamento de queimaduras
A cânfora pode ajudar a curar pequenas queimaduras. Ela não só alivia a dor e irritação, como também reduz as cicatrizes. Misture dois cubos de cânfora em uma xícara de óleo de coco. Depois, aplique a mistura na área afetada. Repita o tratamento até ver o resultado esperado.

4. Cuidados com o cabelo
Cânfora trata a caspa, fortalece o cabelo, evitando quedas e estimula o crescimento dos fios. Basta aplicar a cânfora com óleo de coco e massagear o couro cabeludo.

5. Alívio de dores
Se você está sofrendo com dor em torno de suas articulações e músculos, a cânfora pode ser a resposta que você está procurando. Um estudo revela que o óleo cria uma sensação de aquecimento, aliviando a sensibilidade dos nervos sensoriais. Para cãibras, você deve aquecer o óleo de gergelim e depois misturá-lo com cânfora triturada. Feito isso, aplique a pomada natural nas articulações.

6. Tratamento para resfriado
O alívio é bastante rápido. Misture partes iguais de óleo de amêndoas e um pouco de cânfora esmagada e esfregue suavemente no peito.

7. Tratamento contra fungos
Muita gente relata a cura de fungos nas unhas depois de passar Vick Vaporub, um medicamento que contém cânfora. Isso porque ele tem propriedades antibiótica e ajuda a destruir o fungo e permite que seu dedo do pé respire livremente novamente.