Universidade Estadual estuda desocupação de prédio

2015-04-10_190211

Unidade de Bento Gonçalves pode ser transferida para terreno ao lado do Colégio Landell de Moura

A Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) divulgou uma nota na sexta-feira (14) sobre a reestruturação e reposicionamento das unidades na região Serra, que ficam nos municípios de Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Encantado, Montenegro, São Francisco de Paula e Vacaria.
Segundo o diretor do Campus Regional II, Rodrigo Koch, o assunto não é novidade. “Diante do cenário atual e histórico da Uergs, estamos debatendo (…)com objetivo de melhorar a qualidade dos serviços que prestamos para a sociedade dos municípios que constituem os Coredes (Vale do Caí, Vale do Taquari, Serra, Hortênsias e Campos de Cima da Serra) aos quais estamos inseridos, pois a universidade foi criada a partir dos Coredes e com a missão do desenvolvimento regional”, explicou em nota.
Para a unidade de Bento Gonçalves, que possui cerca de 120 alunos, Koch informa a mudança de endereço. “Estamos estudando a mudança de endereço do espaço atual para um novo, localizado ao lado de um terreno já doado para a Uergs e, com projeto para construção de laboratórios. Portanto, estaríamos concentrando em um único local da cidade nossas instalações atuais e futuras, evitando deslocamentos (ainda que dentro do município) dos alunos. Lembro a todos, que em épocas recentes, devido à falta de laboratórios na unidade em Bento Gonçalves já foi necessário o deslocamento de turmas para Novo Hamburgo para as aulas”, comunicou.
A diretora da unidade da cidade, Silvia Gatiboni, confirmou que há planos de mudança para construção da unidade em um terreno do lado do Colégio Estadual Landell de Moura, na Avenida Presidente Costa Silva, no bairro Planalto. “A fase está em negociação, mas ainda deve demorar. É preciso ser construído o novo local”, relata. “Novos equipamentos de laboratório têm chegado para a gente desde o ano passado e não temos onde colocar, o nosso laboratório atual é pequeno”. Segundo Silvia, o espaço atual da unidade, na Rua Benjamin Constant, é cedido pela Secretária da Educação.

Caxias do Sul e São Francisco de Paula
Também conforme a nota, as mudanças de endereço podem acontecer em Caxias do Sul e São Francisco de Paula O objetivo é transferir a unidade de Caxias para Farroupilha.
“Este ‘novo’ local apresenta melhores condições de trabalho, bem como de oferta de serviços à comunidade do COREDE SERRA. Portanto, neste caso, estamos trabalhando com a ideia de manutenção da unidade na região de origem, e apenas buscando melhores alternativas para a mesma”, diz Koch. Já a unidade de São Francisco de Paula pode ser transferida para Canela ou Gramado. “Em prédios com mais espaços físicos e melhores servidos de transporte público”.
O diretor salienta que as atividades de pesquisa desenvolvidas nos municípios vão permanecer. “Não trazendo qualquer prejuízo aos cidadãos que hoje colaboram e se beneficiam dos mesmos. Também é importante frisar que os alunos que já estão em curso de suas graduações, têm o direito de concluir seus estudos nas unidades atuais, e só serão transferidos para as possíveis ‘novas’ unidades se assim desejarem”, conclui.