UCS e Tacchini firmam parceria para formação de técnicos em Enfermagem

2015-04-10_190211

O ano de 2020 foi nomeado como o “ano da enfermagem” pela Organização Mundial de Saúde. Sabemos que nos serviços de saúde a equipe de enfermagem é fundamental para a assistência do paciente. O profissional técnico de enfermagem é considerado a “pupila dos olhos” da equipe, pois é aquele que destina um maior tempo de contato com o paciente. Em todo território brasileiro são mais de 1 milhão de técnicos de enfermagem. E, apesar da grandiosidade do número sugerir uma saturação do mercado de trabalho, a prática mostra que há uma procura intensa e contínua por esses profissionais, sobretudo em hospitais.  No Curso Técnico de Enfermagem, a Universidade de Caxias do Sul firmou parceria com o Tacchini Sistema de Saúde, possibilitando formação profissional ainda mais qualificada.

Enfermagem no Tacchini
Em meio aos avanços da área da saúde, o Tacchini Sistema de Saúde tem projetado um grande investimento em médio e longo prazo, duplicando sua área de construção e investindo em tecnologia e serviços especializados. Dessa forma, surge a necessidade de absorver mão de obra qualificada, disponibilizando a Bento Gonçalves e região um atendimento de qualidade. Atualmente, o Tacchini preenche suas vagas com aproximadamente 60% de profissionais de fora de Bento Gonçalves, e com essas ampliações nos próximos anos abrirá oportunidades para mais de 500 a 600 profissionais de Enfermagem. O desejo e desafio do hospital é criar essas vagas para profissionais formados e capacitados em Bento Gonçalves, fortalecendo a comunidade. Nessa expansão, estão previstas diversas áreas para a atuação do técnico em enfermagem, tais como: centro cirúrgico, sala de recuperação, centro de diagnóstico, internação clínica, centro de reabilitação, entre outras. O profissional técnico em enfermagem desempenha um papel importante em todos os encontros de serviços e na experiência do paciente durante a utilização dessas estruturas.

Humanização do profissional da saúde
Além dos conhecimentos específicos da profissão, ao incorporar a prática ao seu dia a dia, os técnicos em enfermagem desenvolvem outro fator fundamental: a humanização dos atendimentos.
A relação entre técnico em enfermagem e paciente traz grandes benefícios para a recuperação do doente. Mesmo em funções corriqueiras, como aferir a pressão arterial para o controle de sinais vitais, o profissional pode transmitir afeto e carinho, os quais são fatores muito importantes para a cura.  Além disso, o técnico em enfermagem deve ter um bom relacionamento não somente com os pacientes, mas também com seus familiares. Uma família que possui algum ente querido que carece de cuidados médicos tem no técnico de enfermagem uma ponte de ligação com o restante da equipe de saúde.v O ano de 2020 foi nomeado como o “ano da enfermagem” pela Organização Mundial de Saúde. Sabemos que nos serviços de saúde a equipe de enfermagem é fundamental para a assistência do paciente. O profissional técnico de enfermagem é considerado a “pupila dos olhos” da equipe, pois é aquele que destina um maior tempo de contato com o paciente. Em todo território brasileiro são mais de 1 milhão de técnicos de enfermagem. Apesar da grandiosidade do número sugerir uma saturação do mercado de trabalho, a prática mostra que há uma procura intensa e contínua por esses profissionais.