Tudo pronto para a festa do padroeiro no dia 13

2015-04-10_190211
Ao meio-dia, será servido o Almoço Festivo no Salão Paroquial do Santuário, com ingresso a 50 reais por pessoa, adquirido antecipadamente com festeiros ou na secretaria paroquial

Considerada uma das maiores e mais antigas festas religiosas da região, espera-se a participação de cerca de 15 mil pessoas

Com o lema “Peregrinos do Amor”, a 139ª Festa de Santo Antônio de Bento Gonçalves acontece no dia 13 de junho, terça-feira, dia votivo do padroeiro de Bento Gonçalves. Sendo uma das maiores e mais antigas festas religiosas da região, espera-se a participação de cerca de 15 mil pessoas.
A Festa inicia às 6h com Alvorada Festiva, e segue com missas: às 7h, ​presidida pelo Padre Gilnei Fronza; às 8h30min, ​presidida pelo Padre Izidoro Bigolin; às 10h, ​presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler; às 15h, missa campal, ​presidida pelo bispo da Diocese de Caxias​ do Sul​, Dom Alessandro Ruffinoni, seguida de procissão; e às 18h, presidida pelo pároco Padre Ricardo Fontana, com apresentação dos Casais Festeiros de 2018. Durante o dia, haverá bênção individual da saúde com Freis Franciscanos.
Ao meio-dia, será servido o Almoço Festivo no Salão Paroquial do Santuário, com ingresso a 50 reais por pessoa, adquirido antecipadamente com festeiros ou na secretaria paroquial.
“Santo Antônio era um grande pregador do Evangelho e um símbolo da caridade. Por isso, o lema deste ano envolve a imagem de Santo Antônio como um peregrino, que esteve sempre em busca de fazer a vontade de Deus, em todas situações.
À luz deste testemunho, queremos convidar a todos para celebrarem com nossa comunidade esta importante devoção”, convida o pároco da Paróquia Santo Antônio, padre Ricardo Fontana.

Trânsito
A partir das 6h, ocorre a interrupção do lado direito da rua Marechal Deodoro, sentido Centro-Bairro, para facilitar a circulação dos devotos nas imediações do Santuário. A interrupção total da Rua Marechal Deodoro ocorre a partir das 14h, desde a Rua Júlio de Castilhos, quando acontecerá a Missa Campal.
Em seguida, com previsão de início às 16h, haverá Procissão com o seguinte percurso: Rua General Gomes Carneiro, Rua Barão do Rio Branco e Rua Cândido Costa, retornando pela Rua Marechal Deodoro até o Santuário Santo Antônio, trajeto que exigirá atenção especial dos motoristas.

Programação- 13 de junho
6h – Alvorada Festiva com Repicar dos Sinos no Santuário e em todas as Comunidades.
7h ​ – Missa no Santuário: Celebrante – Reitor do Santuário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio – Padre Gilnei Fronza
​8h30min ​- ​Missa no Santuário: Celebrante – Pároco da Paróquia do Pio X – Padre Izidoro Bigolin
10h – Missa no Santuário:​ Celebrante -​ Arcebispo Metropolitano de Porto Alegre – Dom Jaime Spengler
12h ​-​ Almoço Festivo no Salão Paroquial (ingresso a R$ 50 na secretaria paroquial ou com festeiros)
15h ​-​ Missa Solene Campal,presidida pelo bispo da Diocese de Caxias​ do Sul, Dom Alessandro Ruffinoni, seguida de Procissão pelas ruas centrais.
18h – Missa de Ação de Graças, presidida pelo pároco Pe. Ricardo Fontana e Apresentação dos Casais Festeiros de 2018.​
Durante o dia festivo haverá bênção individual da saúde com Freis Franciscanos.

Festeiros 2017
Alexandre e Gláucia Benvegnú Poletto, Inelvo Carlos e Naira Schuck Kunzler, Isidoro e Janes Maria Fagundes Petroli, João e Silvana Pagot Zortea, Paulo Henrique e Elisete Maria Casarin Gehlen, Rui José Flaiban e Andressa Flaiban.

​Redes Sociais
Os devotos são convidados a postar suas fotos com a #139festadesantoantonio , para compartilhar a fé. Durante o dia, serão postados no Facebook.com/paroquiasantoantoniobg as notícias e fotos do evento, feitas pela Pastoral de Comunicação.

Gibi será lançado no dia 10 de junho
Buscando retratar didaticamente a história de Santo Antônio ao público infantojuvenil, a Paróquia Santo Antônio realiza parceria de coprodução com Estúdio NES, para lançar no dia 10 de junho, dia da Trezena com as crianças, o gibi Pequenino Fernando, grande Antônio.
A narrativa do Gibi conta sobre Fernando, um garoto de 12 anos que tem problemas em sua pré-adolescência. Ele é convidado em uma tarde por sua vizinha, Vó Dita, senhora de 72 anos, para acompanhá-la até a Paróquia de Santo Antônio. Fernando não sabe que será apresentado a uma encantadora jornada de fé, vivida por Santo Antônio, que aprendeu a abrir mão de muitas coisas em nome do amor à sua pregação, operou milagres e mudou a vida de muitos em cada lugar por onde viajou.

Recanto Santo Antônio inaugurado na Trezena
O Recanto Santo Antônio é um espaço contemplativo ao lado do Santuário Santo Antônio. Cada dia da Trezena (treze dias com missas especiais às 19h em preparação à Festa – de 31/05 a 12/06), inaugura-se uma estação da Via Antoniana. Além da Via, o Recanto conta com espaço infantil, altar a céu aberto, gruta com fonte e velário, e sanitários.