Truques para que a areia dos gatos não cheire mal

2015-04-10_190211

Por mais que a bandeja sanitária seja limpa diariamente, o odor que se concentra nela sempre é bem forte

O xixi e o coco do gato geram cada vez mais cheiro à medida em que o tempo passa e você não os retira. Então, quanto mais reduzir o tempo de retirada da sujeira de seu bichinho, mais o seu nariz agradecerá. No entanto, há outras formas de reduzir estes cheiros ruins.

Troque a areia com a frequência adequada: Ainda que aja diferentes tipos de areia, todas, mais cedo ou mais tarde, devem ser trocadas. Assim sendo, leia bem as indicações do produto que você compra e a troque de acordo com às instruções indicadas ou quando o seu olfato disser a você que chegou a hora, às vezes na embalagem dizem que dura mais do que o tempo que você comprova na prática.

Lave a bandeja sanitária com frequência: Todas as vezes que você trocar a areia, aproveite para lavar a bandeja sanitária. Não utilize produtos químicos. Lave com água morna e sabão. Também limpe e desodorize o piso. Se o seu gato não sai da casa e faz suas necessidades em uma bandeja sanitária, é importante que conheça alguns truques para evitar que a areia cheire mal.

Substitua a caixa de areia pelo menos uma vez por ano: Como você já deve ter observado, seu pet cobre o xixi e o coco com a areia. Para isso, ele utiliza as patinhas dianteiras. Dessa forma ele rala a bandeja com suas unhas. Você também contribui para isso com a pá que utiliza para remover os dejetos. Com o tempo, estas pequenas fissuras contribuirão para que comecem a acumular cheiros que são difíceis de tirar.

Utilize algum tipo de substância desodorante junto à areia: Uma das formas de evitar que a areia dos gatos não cheire é acrescentar algum produto específico que atue como desodorante. Nas lojas de animais de estimação você encontrará diferentes opções. Mas você mesmo poderá fazer, de maneira caseira, ou utilizar bicarbonato de sódio. E, inclusive, há areias que já vêm perfumadas. Em qualquer um dos casos, consulte ao veterinário para se assegurar de que estas substâncias não prejudicarão o seu bichinho.

Coloque a bandeja em um lugar bem ventilado: Desta maneira você evitará que os cheiros se concentrem e que inclusive seu gato prefira outro lugar com um ar menos viciado para fazer suas necessidades.

Dê ao seu gato uma ração que reduza os cheiros das fezes: No mercado de produtos para animais de estimação tudo se consegue. Assim você também pode adquirir uma ração balanceada que permita que o coco de seu bichano seja menos fedido.

Não fique com uma única opção: Teste diferentes tipos de areia – com bastante frequência aparecem novas marcas e variantes – até encontrar a que melhor se adeque, tanto ao seu gato como a suas possibilidades econômicas. Como vimos, quando se trata de evitar que a areia dos gatos cheire mal não parece ser uma tarefa fácil, mas também não é impossível.

Por exemplo, existem também areeiros cobertos. Eles podem ser uma solução porque os cheiros não se propagam tanto para o exterior da caixa, eles se concentram em seu interior. Por isso devem ser higienizados com maior frequência, porque corre-se o risco de que o bichano deixe de utilizá-lo.

Também os gatos podem reagir negativamente às areias perfumadas ou as que você coloca desodorantes. E inclusive a algum aromatizador que você coloque perto da bandeja sanitária. Lembre-se que um aroma que para você é agradável, pode não ser para o seu amigo felino.