Tratamento caseiro para eliminar aftas

2015-04-10_190211

A afta aparece e junto com ela chega a dor e o incômodo para se alimentar, além da demora para ela desaparecer. O que resta é fazer um tratamento caseiro para afta na boca, que pode ser feito com bochechos de chá de barbatimão, aplicação de mel na afta e lavagem da boca diariamente com um antisséptico bucal, para ajudar a reduzir e a cicatrizar a afta, aliviar a dor e a inflamação e limpar a boca, eliminando possíveis microrganismos.
A afta, geralmente, apresenta-se como uma lesão branca e redonda e pode estar relacionada com o estresse, a alimentação, problemas gástricos ou com traumatismos, como quando se morde a bochecha, por exemplo.
1. Fazer bochechos com chá de barbatimão
Os bochechos de chá de barbatimão ajudam a tratar a afta, pois esta planta medicinal possui propriedades antissépticas e cicatrizantes, ajudando a reduzir e a cicatrizar as aftas na boca.
Para fazer os bochechos basta colocar 1 litro de água para ferver juntamente com 2 colheres de sobremesa de casca de barbatimão. Depois de fervida, coar, deixar amornar e fazer bochechos com o chá durante o dia.
Em alternativa aos bochechos, pode-se aplicar um pouco do chá, com a ajuda de um cotonete, diretamente sobre a afta, cerca de 2 a 3 vezes por dia.
2. Passar um pouco de mel na afta
Em complemento aos bochechos, pode-se aplicar um pouco de mel com a ajuda de um cotonete na afta, pois o mel tem propriedades cicatrizantes, ajudando a afta a cicatrizar e a desaparecer mais rapidamente.
O mel pode ser aplicado sobre a afta de hora em hora até a afta reduzir e cicatrizar.
3. Utilizar um antisséptico bucal
Um antisséptico bucal deve ser usado diariamente durante o tratamento caseiro da afta, pois ajuda a eliminar as bactérias da boca, mantendo a região limpa.
Geralmente, as aftas desaparecem em 1 a 2 semanas, no entanto, este tratamento caseiro pode acelerar a cicatrização e o desaparecimento da afta. Se durante este período a afta não desaparecer ou as aftas aparecerem muito frequentemente é recomendado consultar o médico.