Tome cuidado com perfis que pedem doações nas redes sociais

2015-04-10_190211

Perfil usou imagem sem autorização após publicação do Jornal Gazeta

As doações online cresceram de forma exponencial com a pandemia e tem sido essencial para muitos projetos. Porém, como toda oportunidade, com essa não é diferente, as fraudes acabam vindo junto. É preciso estar atento a detalhes para saber se você está, de fato, ajudando quem precisa ou caindo em mais um golpe na internet.

Depois da publicação da matéria, feita pelo Jornal Gazeta, sobre a doação de roupas e alimentos para família de Bruna e Jackson, no bairro Fátima, em Bento Gonçalves, ao menos um perfil de doações foi localizado, no Facebook, pedindo a doação de alimentos usando as fotos publicadas pelo jornal. Porém, não havia autorização do uso da imagem e o perfil foi denunciado. Nesta manhã de segunda-feira (26), o perfil tirou as imagens relacionada, mas a página permanece no ar. Não há informações sobre a idoneidade do perfil.

Veja algumas dicas e cuidados indicadas para evitar possíveis fraudes e ter certeza de que sua doação está indo para o destino correto:

– Verifique a entidade, projeto ou ONG. Quanto tempo existe? É idônea? Confiável? Lembre-se, a internet e o Google são excelentes aliados pra isso;

-Entenda os valores e o processo de doação;

-Verifique os links para doação. São seguros? (tem o bom e velho “cadeado” de site seguro?);

-Se for QR Code, verifique para onde (qual página) o código está direcionando;

-Caso seja através do novíssimo PIX, preste atenção nos dados antes de confirmar o envio. Pesquise sobre os mesmos;

-Se for o um site onde peça seu cartão de crédito, verifique o site, se está com o domínio correto, se é seguro, se armazena ou não seus dados e os dados do seu cartão (prefira os que não armazenam);

-Pesquise muito sobre tudo. A pessoa, a empresa, a ONG, a causa, os valores, etc;

-Fique atento a prestação de contas do projeto. Cobre transparência!

-Verifique no Reclame aqui se tem notícias e/ou denúncias sobre aquele projeto. Se tiver, veja as mensagens pra ver se trata de fraude;

-Se possível, veja com pessoas próximas a vocês se já conhecem o projeto, se já doaram e se tudo correu bem.

Fique atento à foto do perfil: se a imagem for de algum objeto ou paisagem, pode ser um indício de que essa pessoa seja fake. Perfis falsos também utilizam fotos de pessoas famosas. Verifique a quantidade de amigos e seguidores que ele tem: muitos perfis têm poucos contatos na lista de seguidores, mas seguem muita gente. Eles também podem possuir poucos contatos nas duas categorias. Essas situações podem indicar que é fake, principalmente se uma boa parte dos seguidores for de outros países ou de perfis aparentemente falsos.

Veja a data de criação da conta: a data também pode ser um indício, caso tenha sido criada há pouco tempo.
Avalie a atividade do perfil: observe se o dono faz publicações ou se costuma apenas compartilhar conteúdo. No Facebook ou no Instagram, vale a pena conferir se o usuário posta no Stories. Se o perfil não possui fotos mostrando o rosto da pessoa, desconfie. Afinal, para que se esconder?

Leia as informações do perfil: verifique se existem dados pessoais e se as postagens mostram algum traço de personalidade ou opinião sobre algum assunto. Pesquise imagens no Google: você pode pesquisar uma imagem que aparece no perfil do usuário no Google Imagens. Basta clicar no ícone da câmera e colar a URL da foto, ou arrastar a imagem do computador para o campo de pesquisa ou enviar uma salva na máquina. O Google conseguirá identificar se a foto está sendo usada em outro perfil, postagem, ou notícia, por exemplo.