Teste do pezinho pode descobrir a imunodeficiência primária

2015-04-10_190211
Na rede pública, teste do pezinho diagnostica seis doenças

A suspeita da imunodeficiência primária (IDP), condição genética pouco conhecida, mesmo entre profissionais de saúde, causa falha no sistema de defesa, impedindo que as infecções sejam contidas. O Grupo Brasileiro de Imunodeficiências (Bragid) trouxe um novo exame ao Brasil, capaz de fazer o diagnostico precoce, por meio de dados coletados no teste do pezinho. O exame consiste em flagrar a IDP logo após o parto.
A tecnologia já está disponível em clínicas particulares, mas a ideia é que, em breve, vá para a rede pública. Caso seja descoberta logo cedo, a condição é controlável e as complicações podem ser evitadas.

IDP
As IDPs formam um grupo grande de doenças que diferem de acordo com o tipo de defeito no sistema imunológico. Já foram relatadas cerca de 170 doenças de imunodeficiência diferentes. Todas são genéticas e hereditárias, ou seja, a pessoa já nasce com o problema. As primeiras manifestações costumam ocorrer na infância, muitas vezes já nos primeiros meses de vida, mas há IDPs que só vão aparecer em adolescentes e adultos. Embora não tenha cura e muitas de suas formas sejam consideradas graves, as IDPs podem ser controladas. O diagnóstico precoce facilita o tratamento e amplia as chances de o paciente levar uma vida próxima do normal.

Doenças detectadas pelo teste do pezinho
O teste do pezinho do é uma das principais formas de diagnosticar seis doenças que, quanto mais cedo forem identificadas, melhores são as chances de tratamento. São elas fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, doença falciforme e outras hemoglobinopatias, fibrose cística, deficiência de biotinidase e hiperplasia adrenal congênita.
Para realizar o teste do pezinho, a família deve levar o recém-nascido a uma unidade básica de saúde entre o 3° e o 5° dia de vida. É fundamental ter atenção a esse prazo.
O Sistema Único de Saúde (SUS) ainda garante o atendimento com médicos especialistas (Atenção Especializada) a todos os pacientes triados. Para as seis doenças detectadas no programa, há tratamento adequado, gratuito e acompanhamento por toda a vida.

 

Sinais de alerta da IDP

Oito ou mais episódios de otite por ano
Duas ou mais pneumonias no último ano
Feridas recorrentes na boca
Monilíase (o popular sapinho) por mais de dois meses
Diarreia crônica ou infecções intestinais de repetição
Histórico de imunodeficiências na família