Terapia Desportiva e Terapia Manual: entenda um pouco mais dessa técnica

2015-04-10_190211
Aline Rodrigues Personal Trainner (CREF 024163) Especialista em Atividade Física, Saúde e Quiropraxia │ Mestre em Ciência do Movimento Humano

A Terapia Desportiva consiste especificamente em técnicas manuais aplicadas ao atleta com o objetivo principal de corrigir desvios, descompensassões , falhas mecânicas de marcha , de pisada , ganhar mobilidade articular , aumentar amplitudes de movimentos entre outras diversas possibilidades para potencializar resultados da pratica desportiva desejada.
A Terapia Manual opera quase da mesma forma não sendo direcionada apenas para atletas mas para a população em geral que sofra de males como lombalgias , hérnias discais, protusões , artrites , artroses , cirurgias e outras diversas patologias que dificultem a realização de atividades diárias ou que causem muita dor ao paciente .
Tanto a Terapia Desportiva quanto a Manual utilizam as mesmas técnicas base : anatomia palpatória , massoterapia Desportiva e terapêutica , técnicas de ajustes quiropraxicos , pilates clinico e Reeducação postural .
O início de um programa dessas terapias inclui não só uma avaliação física , antropométrica e postural como um diagnóstico clinico minucioso e detalhado do paciente . Nessa primeira etapa do processo serão mapeados os caminhos a serem seguidos para atingirmos a curto , médio e longo prazo os objetivos desejados pelo paciente .
Os resultados são imediatos visíveis e a longo prazo eles se tornam permanentes melhorando de forma considerável a qualidade de vida de quem sofre de doenças como uma hérnia discal , por exemplo.
Especificamente na Terapia Desportiva o atleta apresenta um desempenho muito mais eficaz ao corrigir pequenos detalhes e evitar futuras lesões. Esse método vem ganhando espaço no cenário esportivo a bastante tempo e fora do pais já possui espaço confirmado na rotina dos atletas e dos grandes clubes.
As utilização de técnicas tem se mostrado eficaz em tratamentos e preventivos da população em geral , diminuindo risco de cirurgias e evitando lesões musculares e articulares em atletas . Esse atendimento já existe na cidade e está sendo desenvolvido com grande êxito .