Tempo assistindo a vídeos no YouTube cresce 135% em quatro anos

2015-04-10_190211
Já parou para pensar o quanto as redes sociais influenciam nas suas decisões? Em sua quarta edição, o evento YouTube Brandcast trouxe novos dados sobre o assunto, mostrando o alcance da plataforma de vídeos do Google. Hoje o YouTube recebe 400 horas de conteúdo novo a cada minuto, o que pode chegar a 1,9 bilhão de horas ao final de um dia. E o Brasil é um dos maiores públicos consumidores de tudo isso. Só no país, 23 canais possuem mais de 10 milhões de inscritos e outros 800 perfis esbanjam mais de um milhão. Em 2017, cinco desses youtubers estavam entre os dez maiores influenciadores entre as pessoas de 14 a 34 anos. Para chegar a esses números, o consumo de vídeos da plataforma cresceu exponencialmente nos últimos quatro anos. Se em 2014 os usuários passavam uma média de 8,1 horas por semana grudados à plataforma, hoje eles dedicam 19 horas semanais para o site: um aumento de 135%. Em comparação, a TV cresceu apenas 13% no mesmo período, partindo de 21,9 horas para 24,8 horas por semana em 2018. Além disso, a atenção a essa tecnologia quase centenária caiu. Em 2014, 24% das pessoas afirmavam que dedicavam a sua atenção exclusivamente aos programas de TV enquanto assistiam a eles. Já na edição de 2018, o estudo revela que estamos mais distraídos: apenas 18% afirmaram o mesmo no novo levantamento. E entre os meios digitais, o YouTube também se destaca, segundo a pesquisa. Com 44% da preferência do público, ele é a plataforma favorita entre aquelas que veiculam vídeos, seguida pela Netflix (22%) e pelo WhatsApp (12%). Esse conteúdo em vídeo é consumido majoritariamente por smartphones, sendo usado por três quartos do público do YouTube; além de uma nova tendência que tem crescido desde a Copa do Mundo: as SmartTVs, que permitem o acesso à plataforma direto no aparelho com internet, já são as preferidas para 29% dos usuários. De entretenimento a discussões sociais, a rede é também capaz de influenciar o gosto do consumidor. Oito a cada dez pessoas consultam vídeos no YouTube sobre um produto antes de comprá-lo. A pesquisa foi desenvolvida pela consultora Provokers e levou em consideração entrevistas com mais de 3 mil pessoas das classes A, B e C, de 14 a 55 anos, espalhadas nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste.

Cada usuário passa, em média, 19 horas por semana no site; em novo estudo, plataforma do Google aponta também como tem influenciado escolhas dos consumidores

 

Já parou para pensar o quanto as redes sociais influenciam nas suas decisões? Em sua quarta edição, o evento YouTube Brandcast trouxe novos dados sobre o assunto, mostrando o alcance da plataforma de vídeos do Google.
Hoje o YouTube recebe 400 horas de conteúdo novo a cada minuto, o que pode chegar a 1,9 bilhão de horas ao final de um dia. E o Brasil é um dos maiores públicos consumidores de tudo isso.
Só no país, 23 canais possuem mais de 10 milhões de inscritos e outros 800 perfis esbanjam mais de um milhão. Em 2017, cinco desses youtubers estavam entre os dez maiores influenciadores entre as pessoas de 14 a 34 anos.
Para chegar a esses números, o consumo de vídeos da plataforma cresceu exponencialmente nos últimos quatro anos. Se em 2014 os usuários passavam uma média de 8,1 horas por semana grudados à plataforma, hoje eles dedicam 19 horas semanais para o site: um aumento de 135%. Em comparação, a TV cresceu apenas 13% no mesmo período, partindo de 21,9 horas para 24,8 horas por semana em 2018.
Além disso, a atenção a essa tecnologia quase centenária caiu. Em 2014, 24% das pessoas afirmavam que dedicavam a sua atenção exclusivamente aos programas de TV enquanto assistiam a eles. Já na edição de 2018, o estudo revela que estamos mais distraídos: apenas 18% afirmaram o mesmo no novo levantamento.
E entre os meios digitais, o YouTube também se destaca, segundo a pesquisa. Com 44% da preferência do público, ele é a plataforma favorita entre aquelas que veiculam vídeos, seguida pela Netflix (22%) e pelo WhatsApp (12%).
Esse conteúdo em vídeo é consumido majoritariamente por smartphones, sendo usado por três quartos do público do YouTube; além de uma nova tendência que tem crescido desde a Copa do Mundo: as SmartTVs, que permitem o acesso à plataforma direto no aparelho com internet, já são as preferidas para 29% dos usuários.
De entretenimento a discussões sociais, a rede é também capaz de influenciar o gosto do consumidor. Oito a cada dez pessoas consultam vídeos no YouTube sobre um produto antes de comprá-lo.
A pesquisa foi desenvolvida pela consultora Provokers e levou em consideração entrevistas com mais de 3 mil pessoas das classes A, B e C, de 14 a 55 anos, espalhadas nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste.