Suquificador é destaque em eventode agroindústria familiar

2015-04-10_190211

Na sexta-feira, 04, o suquificador integral foi apresentado pelo  por João Carlos Taffarel, técnico  da Embrapa, durante palestra no II Seminário de Agroindústria Familiar, que aconteceu na Fundação Casa das Artes, em Bento Gonçalves. Os participantes também puderam conferir de perto o equipamento e o seu funcionamento em exposição na Rua Coberta.
Agregar valor aos produtos, garantir a sucessão familiar e fixar as novas gerações  no campo são os principais eixos de sustentabilidade que hoje orientam os produtores rurais. Dentro dessa perspectiva, a Embrapa desenvolveu junto com a empresa Monofrio, o suquificador. Um aparelho versátil de fácil manuseio que permite a elaboração de suco integral de uva sem adição de água exógena, seguindo a legislação atual.
O evento possibilitou que viticultores como Cleverton Poloni conhecessem o equipamento. “Fiquei bastante interessado com o suquificador, auxilia bastante o pequeno produtor. Uma dificuldade é o valor. Se eu tiver uma parceria, eu posso pensar em adquirir futuramente”.  O interesse de quem não conhecia o equipamento aumentava  ao ouvir os produtores que já usam, como Jean Carraro. “Estou fazendo suco da Isabel e Bordô. Estamos gostando bastante. É uma máquina que faz um suco muito bom, com qualidade ótima. Nós vimos que dá para agregar valor no suco e a qualidade do suco é bem melhor.” Carraro já utiliza o suquificador e comercializa no local da sua propriedade para turistas.  “É uma máquina que se paga com o tempo, e  é bem prática”, avalia Carraro.