Suco de uva ajuda a prevenir o câncer de mama

2015-04-10_190211

Bebida também ajuda a perder peso na gestação

O suco de uva é saboroso, ajuda a manter uma dieta saudável, faz bem ao coração e reduz as medidas. O que um estudo revelou, porém, é que a bebida ajuda a prevenir o câncer de mama. A biomédica Caroline Dani, mestre e doutora em Biotecnologia e pós-doutora pela Georgetown University Medical Center (Estados Unidos) apresentou os resultados da pesquisa no III Simpósio Internacional Vinho e Saúde.
Pesquisas anteriores realizadas na University of Illinois Urbana-Champaign, nos Estados Unidos haviam demonstrado que o suco de uva poderia prevenir o aparecimento do câncer de mama. Mas Caroline desenvolveu uma linha inédita, com prole de ratos, e comprovou que o efeito não é apenas para quem o consome. Por exemplo, beber suco de uva na gestação ajuda a proteger o organismo dos fetos quanto ao surgimento de células cancerígenas e alterações celulares que podem levar ao aparecimento do câncer na fase adulta das filhas.
“Observamos que o suco de uva é capaz de modular alguns destes parâmetros, reduzindo o risco de câncer de mama nas filhas de mães que consumiram suco de uva na gestação. O consumo moderado previne a multiplicação desordenada e desorientadas de células em filhotes de mães com dietas ricas em gordura”, afirma a biomédica.
Na pesquisa, os ratos foram divididos em quatro grupos. No primeiro, as mães eram submetidas a dieta saudável e água. No segundo, além da dieta saudável era acrescida a ingestão de suco de uva e, nos demais, eram associadas o consumo da bebida com dietas ricas em gordura. “Além de comprovar, mais uma vez, que a alimentação das mães tem influência direta na susceptibilidade a doenças, principalmente o câncer, mostramos que nas dietas associadas com o suco podemos ter uma redução significativa de aparecimento de alterações nas células mamárias que podem levar ao câncer de mama”, defende Caroline.
Os estudos ainda comprovaram que a ingestão de suco de uva diminui o aumento de peso na gestação. “Sabe-se pela literatura científica que o ganho de peso gestacional é um dos fatores que aumenta o risco para o câncer de mama na prole”, diz a especialista.

57 mil novos casos de câncer de mama são previstos no país
De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), este ano a estimativa é de 57,9 mil novos casos de câncer de mama em mulheres no Brasil. Do total, na região Sul a previsão é de 10,9 mil novos casos.