Soberanas da Fenavinho apresentam novos trajes nesta sexta, 17

2015-04-10_190211
og:image

Aproveitando o evento de abertura da Estação Vindima, a Fenavinho apresenta os trajes típicos que Imperatriz e Damas de Honra usarão para divulgar a 17ª edição da Festa de maio à junho de 2020.  Quem quiser conhecer os detalhes dos novos vestidos basta pretigiar abertura da 11ª Estação Vindima, que ocorre dia 17 de janeiro, às 18h, junto à Igreja São Bento. Na oportunidade, Bárbara Bortolini, Ana Paula Pastorello e Sandi Marina Corso desfilarão para o público com os novos trajes.

Desde a concepção dos vestidos até a sua confecção, que entra agora nos ajustes finais, foram quase seis meses de dedicação. O projeto é conduzido pela estilista Caroline Ambrosi, que conta ainda com o empenho de mais três pessoas na equipe. Mais do que apenas desenhar e produzir os trajes, o processo de criação tem uma etapa prévia, que é uma detalhada pesquisa dos trabalhos desenvolvidos nas edições anteriores daquela que é conhecida como a festa mãe de Bento Gonçalves e também a busca de argumentos históricos, sobretudo relacionados à imigração italiana.

O desafio é duplo: resgatar e reforçar elementos da cultura local e regional e, ao mesmo tempo, entregar um produto inovador às representantes da Fenavinho. Os elementos que remetem ao universo do vinho, obviamente, também estarão presentes na composição, especialmente nos bordados, mas de uma forma renovada, já que são itens recorrentes ao longo das 16 festas realizadas desde a estreia, em 1967. A própria Pipa Pórtico, símbolo de destaque no município, terá um papel de extrema importância, ditando a forma das vestimentas. “Toda a modelagem das saias será em formato de “A”, que fica levemente armado, mas que não tem aquele volume exagerado que têm as pregas”, acrescenta a estilista.

Nas melhores mãos
Caroline Ambrosi é graduada em Moda pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), com pós-graduações em Moda: Teoria e Prática Empresarial e Educação de Moda.
A profissional atua há 21 anos no ramo e tem em seu portfólio a assinatura em mais de 400 trajes de soberanas de eventos da Serra Gaúcha, em pelo menos 15 municípios da região.