SMS relata doses a menos da vacina Coronavac

2015-04-10_190211
Coordenadoria de Imunizações do município notificou o caso ao Ministério da Saúde.

Bento recebeu quase 200 doses a menos do que o previsto

A Secretaria Municipal de Saúde de Bento Gonçalves (SMS) durante a vacinação, nesta terça-feira (20), identificou frascos de vacina CoronaVac com quantidades menores de imunizante que as descritas na embalagem. Alguns frascos tiveram rendimento menor de aplicação, sendo suficientes para apenas nove doses, enquanto o previsto na embalagem eram para 10 dozes.

Segundo dados da SMS, a quantidade diminuta totalizou 157 doses a menos do que o previsto. A Coordenadoria de Imunizações do município notificou o caso ao Ministério da Saúde, pelo sistema da Anvisa.

Anvisa
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está apurando a suspeita de que lotes da vacina contra a covid-19 Coronavac tenham sido entregues entre março e abril com quantidade inferior à informada. Quase a totalidade das denúncias se refere ao imunizante fornecido pelo Instituto Butantan, mas também há relatos envolvendo a vacina de Oxford. A situação foi relatada por governos, prefeituras e conselhos de secretarias de Saúde de ao menos 15 Estados e do Distrito Federal.

Os relatos são de frascos com menos do que as 10 doses previstas, de 0,5 ml cada. Alguns municípios chegaram a informar ter recebido ampolas com material suficiente para apenas sete aplicações, o que gerou até mesmo a suspensão parcial de campanhas de vacinação.