Sites e e-mails falsos são usados para aplicar golpe do FGTS

2015-04-10_190211

Criminosos se aproveitam de saque para roubar dinheiro de beneficiários

Os criminosos digitais não deixaram despercebidas as novas regras do saque das contas inativas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Uma das táticas é usar golpes de pishing, que é uma maneira de obter senhas ou cartão de crédito, CPF e número de contas bancárias utilizando e-mails ou websites falsos.
Um relatório da Kaspersky Lab, fabricante de antivírus, indica um aumento no número de domínios falsos e ataques diários relacionados ao tema. Os criminosos inclusive criaram sites com um design parecido com o oficial da Caixa para enganarem as pessoa, que correm o risco de terem seus dados usados para sacar o benefício em seu nome. Em média, cem domínios novos são bloqueados pelo sistema por semana.
É preciso ficar atento para não cair neste golpe, pois todos os e-mails e os sites foram criados sem nenhuma relação com a Caixa Econômica Federal. As mensagens SMS recebidas que indicam que os dados do trabalhador estariam irregulares também são falsas. O número de ataques diários deste tipo é de cerca de 2,6 mil. Os dois tipos de golpes começaram em janeiro de 2017, após a liberação do dinheiro do saque.