Site descobre aquela música que não sai da sua cabeça

2015-04-10_190211
Plataforma oferece um jeito fácil de identificar músicas que apenas sabemos cantarolar, sem lembrar nome ou letra

Plataforma web permite que usuários identifiquem canções cujo nome ou trechos não lembram, apenas cantarolando seu ritmo

Sabe aquela música que você adora, que não sai da sua cabeça? Aquela que você não lembra o título, nem mesmo algum trecho da letra para pesquisar? Agora, já é possível identificá-la. Uma nova plataforma web promete descobrir a canção escolhida de um jeito muito simples: cantarolando a música – e não é preciso pronunciar corretamente as palavras.
O site Midomi oferece esse recurso, contanto que o usuário tenha um microfone em seu computador. Bastam 10 segundos de gravação para que ele comece a funcionar. Além disso, a plataforma também funciona como uma rede social de música – basta acessar o catálogo, criar uma conta para compartilhar, ouvir e classificar o conteúdo.

Como utilizar o recurso
Com a canção na cabeça, você pode iniciar a identificação. Para isso, clique no botão “Click and Sing or Hum”, na página inicial, e cantarole a música e esqueça a preocupação de acertar a letra. O site funciona de modo similar ao Shazam, mas, ao invés de identificar uma música gravada, descobre o nome através do seu ritmo.
Outro ponto interessante da plataforma é que o próprio internauta otimiza o seu funcionamento – quando cria um cadastro no Midomi, o usuário pode gravar sua voz cantando as músicas disponíveis. A partir daí, o site, armazena esses dados, utilizando-os de modo a facilitar a identificação durante as pesquisas de outros perfis.