Sindicatos de trabalhadores se mobilizam para greve geral do dia 28

2015-04-10_190211
Presidente do STIMMME participará de uma reunião em SP na próxima segunda-feira, às 9 horas, na Confederação Nacional de Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM). Encontro definirá orientações mais específicas sobre a greve geral.

Trabalhadores prometem parar em protesto contra a terceirização e reformas da previdência e trabalhista. São aguardadas novas definições a partir de segunda-feira, já que a Cãmara dos Deputados mobiliza-se para antecipar a votação da reforma previdência

Centrais sindicais do país estão mobilizadas para sair às ruas no dia 28 de abril para participar dos protestos contra as reformas trabalhistas e previdenciárias, além da terceirização ilimitada. A greve geral prevista para a próxima semana pode ser antecipada pela manobra da Câmara dos Deputados.
Na reunião da última semana a CUT-RS e centrais sindicais decidiram reforçar a unidade e formar o Comando da Greve Geral .
Segundo o vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Bento Gonçalves (SITRACOM), Ivo Vailatti, são aguardadas orientações mais específicas da Central, do Comando Nacional e da Inter Sindical do município, em relação à participação. Em comunicado, a entidade reafirma a mobilização não só do SITRACOM-BG, mas também das demais entidades sindicais de trabalhadores.
Até o momento, as informações que chegaram por parte da Intersindical de Bento Gonçalves (que reúne de maneira informal os Sindicatos dos Trabalhadores Metalúrgicos, Servidores Públicos Municipais, Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação, Trabalhadores das Indústrias da Construção e do Mobiliário, Funcionários da Embrapa, Trabalhadores das áreas da Saúde e Cpers) e Empregados no Comércio, afirmam que no próximo dia 28, as entidades sindicais não atenderão ao público.
Na ocasião, seus dirigentes e funcionários participarão de atos regionais e locais em defesa dos interesses da classe trabalhadora, confrontando as proposições do governo federal e do parlamento brasileiro – particularmente em relação às reformas da Previdência e Trabalhista.
No dia previsto para a greve geral, a intersindical apoiará o movimento em Caxias do Sul, e de tarde promoverão atos na Via Del Vino. No comunicado, são reafirmadas as convicções de movimento em defesa da cidadania brasileira, dos trabalhadores e dos contribuintes do sistema previdenciário e da seguridade social.
O vice-presidente do SITRACOM destaca. “Esta greve não é dos Sindicatos dos Trabalhadores, mas sim da sociedade, do povo deste país, contra as Reformas determinadas pelo poder econômico, adaptadas por este governo e apoiadas pelos partidos de direita”. E alerta. “O povo tem que ter a consciência desta luta, pois afeta a vida de hoje, e no futuro, dos filhos e netos”.
Vilatti ressalta ainda a importância de que a população deixe o medo e assuma ser agente da transformação, dando o recado a câmara que eles estão lá com o nosso voto, e para votar a nosso favor . “Estamos aguardando orientações da Central, do Comando Nacional e da Inter Sindical de Bento Gonçalves, para verificar qual a melhor maneira da sociedade participar, demonstrando sua revolta perante as medidas das reformas propostas pelo governo”, conclui.
Em seu comunicado, a Intersindical ressalta que a mobilização do dia 28, o chamado para uma Greve Geral, deve partir da conscientização dos trabalhadores, dos empreendedores e todo e qualquer um que seja contribuinte ao Sistema da Seguridade Social, no sentido de mostrar aos Deputados e Senadores, ao Presidente da República e seus Ministros, que o povo comum aqui em baixo, longe de Brasília, não concorda com isso que estão fazendo com a Previdência, com o mundo do trabalho e com o direito do cidadão que empreende e que trabalha.
Uma última informação vinda do presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Bento Gonçalves (STIMMME), Elvio de Lima, recebida ontem, cita a reunião (em caráter de emergência) da qual ele participará em São Paulo, na próxima segunda-feira, às 9 horas, na Confederação Nacional de Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM). Segundo ele, após o encontro é que serão dadas orientações mais específicas sobre a greve geral e seus desdobramentos.